As ações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8, segue em Macaé neste mês de março, mês da mulher, nesta quarta-feira, 23, com atividades até a próxima sexta-feira, 25, em vários pontos da cidade.
Nesta quarta-feira, a ação acontece no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Aroeira, e seguem nesta quinta-feira, 24, no CRAS de Córrego do Ouro, na região serrana, terminando a semana nesta sexta-feira, no Solar dos Melo, com o Dia Laranja.
As ações de quarta e quinta serão realizadas pelo programa Ceam Itinerante, do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), que leva orientação jurídica e sobre direitos da mulher, além de uma série de outros serviços à população.
Nesta quarta-feira, a ação acontece das 9h às 12h, no CRAS da Aroeira, na quadra da Escola Parque Angélica, com a participação da Coordenadoria Geral de Políticas de Direitos e Fomento à Inclusão.
Entre os serviços oferecidos às mulheres da localidade estão informações de como obter a carteira das pessoas com espectro autista, e também orientações sobre a Coordenadoria de Acesso e Gênero, além de agendamento para retificação do nome social às mulheres trans.
Na quinta-feira, a ação do Ceam Itinerante também acontece das 9h às 12h , no CRAS de Córrego do Ouro, também com orientações para as mulheres do distrito da região serrana e das localidades vizinhas.
Lançado no último dia 8, o programa Ceam Itinerante já visitou o centro da cidade, o CRAS do Lagomar (na foto) e o Assentamento Celso Daniel, com ações de orientações jurídicas e de direitos da mulher e direitos raciais, oficinas de artes manuais, orientações da equipe da Patrulha Maria da Penha sobre acolhimento e monitoramento de mulheres vítimas de violência, 2ª via da carteira de identidade e o balcão de emprego, orientações de saúde, aferição de pressão, medição de glicose, mamografia e papanicolau, consultas, teste rápido e vacinação contra o coronavírus, e blitz educativa, entre outros serviços.
As ações nesta semana terminam nesta sexta-feira, no Solar dos Melos, no centro da cidade, com o Dia Laranja, que terá o lema “Os direitos das mulheres na perspectiva dos novos tempos”, e começa às 9h30, com diversas atividades.
Na abertura, quem comparecer ao Solar dos Melos, poderá acompanhar uma apresentação musical da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), e participar de uma palestra da professora Valéria Belmonte, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em Macaé, que será mediada pela coordenadora do Espaço Mulher Cidadã, Adriana Leclerc.