Mídias Sociais

Saúde

Teste do Coraçãozinho se torna obrigatório em Cabo Frio

Avatar

Publicado

em

 

Entrou em vigor a Lei do Teste do Coraçãozinho, que torna obrigatória a realização do teste da oximetria de pulso, exame preventivo para recém-nascidos. Esse procedimento pode salvar muitos bebês. A Lei nº 2.729 dispõe sobre a exigência do exame nas maternidades públicas e privadas do município. O projeto foi aprovado em 31 de janeiro de 2013 pela Câmara, mas a lei só foi promulgada no início deste ano.

O teste tem por objetivo detectar a cardiopatia congênita em bebês e, para isso, o exame deverá ser realizado nos membros superiores e inferiores dos recém-nascidos, ainda no berçário, após as primeiras 24 horas de vida da criança e antes da alta hospitalar. E agora que o projeto virou Lei, a prefeitura tem a possibilidade de fazer convênios para a realização de ecocardiograma, caso sejam diagnosticados problemas cardíacos em recém-nascidos nas maternidades públicas municipais.

A oximetria de pulso é um exame indolor, utilizado para medir níveis de oxigênio no sangue a fim de detectar a presença de cardiopatia congênita grave que, em geral, coloca em risco a vida da criança. Caso haja indícios, a investigação poderá ser aprofundada. Com a obrigatoriedade da realização do exame imposta pela lei, os riscos de defeitos congênitos mais letais, podem ser minimizados.

Mais lidas da semana