Objetivo é fazer um trabalho de conscientização e estimular testes de hepatite na cidade
A cidade de Rio das Ostras aderiu à campanha contra hepatites virais com a realização do Julho Amarelo. Atividades são direcionadas para população e profissionais da área. Além do alerta de prevenção, diagnóstico, precoce e tratamento das doenças, o intuito é estimular os testes de hepatite no município.
O Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais é comemorado em 28 de julho. Nesta data, haverá uma campanha de testagem para a população em geral. Já no dia 24 de agosto, será realizado um seminário voltado para profissionais e ONGs (Organização Não-Governamental). O local ainda está para ser definido.
Em Rio das Ostras, os testes de hepatite são feitos no Serviço de Assistência Especializada (SAE), no Hospital Municipal, Pronto-Socorro e unidades de saúde. No caso de teste positivo, os usuários são encaminhados ao SAE para testes confirmatórios e tratamento.
Dentro do programa, atualmente são 23 usuários diagnosticados com hepatite B e 95 com hepatite C, e estão em tratamento.
A doença
As hepatites virais são doenças infecciosas que afetam o fígado e são classificadas pelas letras do alfabeto A, B, C, D e E. Essas doenças não costumam apresentar sintomas, mas, quando eles aparecem, os mais comuns são cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C.
Crédito: Divulgação