A determinação da prefeita Christiane Cordeiro é para que toda a população infanto juvenil seja imunizada
Para garantir imunização de crianças e adolescentes, a Secretaria Saúde de Carapebus manterá plantão de vacinação neste sábado, 1° de julho, das 8hs às 17hs, em todos os Postos de Saúde da Família - PSF. Durante esses dias serão aplicadas vacinas HPV - de 09 a 14 anos, para meninas e de 11 a 14 anos para os meninos. Meningocócica C para ambos os sexos de 12 a 13 anos. A determinação da prefeita Christiane Cordeiro é para que toda a população infanto juvenil seja imunizada, por isso a vacinação segue até dia 29 de julho, também a de Febre Amarela e a H1N1 e outras doses para a atualização do cartão de vacinação.
A vacina HPV – passou a ser ofertada este ano, também para meninos de 11 a 14 anos, 11 meses e 29 dias. Desde 2014, no Brasil, a vacina é oferecida para meninas de 09 a 13 anos, a cada ano a idade para imunização foi reduzindo até chegar a idade de nove anos. Ainda para este ano, além dos meninos, a vacina também será oferecida para homens com HIV e Aids entre 09 e 26 anos de idade e imunodeprimidos, como transplantados e pacientes oncológicos. Desde 2015, as mulheres (09 e 26 anos) que vivem com HIV/Aids recebem a vacina.
MENINGOCÓCICA C – O Ministério da Saúde também passou a disponibilizar a vacina meningocócica C (conjugada) para adolescentes de 12 e 13 anos. A faixa etária será ampliada, gradativamente, até 2020, quando serão incluídos crianças e adolescentes com 09 anos até 13 anos.
Estudos internacionais recentes indicam a eficácia da vacina na prevenção das infecções pelo HPV. A infecção está associada ao desenvolvimento de cânceres de pênis, garganta, ânus, nos homens e nas mulheres no colo do útero, vulva, vagina, ânus e orofaringe. Os jovens precisam tomar duas doses da vacina quadrivalente, com um intervalo de seis meses entre as doses, para ficarem protegidos contra os quatro tipos mais comuns do vírus.