Mídias Sociais

Política

Vereadores de Macaé voltam a debater a ampliação de ciclovias na cidade em sessão da Câmara

Publicado

em

 

A Câmara Municipal de Macaé voltou a debater a ampliação de ciclovias na cidade nessa semana, após um requerimento de autoria da vereadora Iza Vicente (REDE), que pedia a regulamentação de uma lei de sua autoria que estabelece a criação do selo Empresa Amiga do Ciclista.

“A ideia é reconhecer as empresas com boas práticas no ‘fomento’ ao uso da bicicleta entre seus funcionários. Por exemplo, as que instalaram bicicletários em suas dependências, entre outras iniciativas”, argumentou Iza Vicente.

O tema, como já havia acontecido em outras oportunidades, voltou a expor a posição de alguns parlamentares contra as ciclovias em avenidas que tenham estabelecimentos comerciais, como os vereadores Zé Prestes (PTB) e Reginaldo do Hospital (PODE).

“O que aconteceu na Avenida Teixeira de Gouveia foi um erro. As vendas diminuíram muito porque os clientes não têm mais onde estacionar seus veículos”, comentou Zé Prestes sobre a via do Centro.

“São duas avenidas (as avenidas Teixeira de Gouveia, no Centro, e Alcides Mourão, Aroeira) de grande movimento para o comércio. Temos que aproveitar esse espaço para ‘fomentar’ as vendas e não prejudica-las”, acrescentou Reginaldo do Hospital.

De acordo com a Câmara, os vereadores aproveitaram o debate do requerimento para se posicionar contrários a instalação dessas ciclovias, defendendo que elas prejudicam o comércio e, por isso, devem ser implantadas em outros locais.

Autora do requerimento que trouxe de volta o debate, a vereadora Iza Vicente rebateu as críticas dos colegas, lembrando que boa parte das vagas de estacionamento em frente aos estabelecimentos comerciais na Avenida Teixeira de Gouveia eram ocupadas por trabalhadores e empresários do comércio e não por clientes.

“Além disso, pesquisas apontam que há maior chance de um ciclista parar para fazer uma compra do que um motorista em um veículo”, reforçou a vereadora.

Para o presidente da Câmara de Macaé, vereador Cesinha (SOLIDARIEDADE), e para o líder governista na Casa, vereador Luciano Diniz (CIDADANIA), a instalação de ciclovias, além de melhorar o trânsito na cidade, também é uma forma de priorizar a vida.

Segundo os vereadores, aproximadamente 1.800 bicicletas transitam diariamente pela Avenida Alcides Mourão, correndo riscos e expostas ao perigo devido à falta de uma ciclovia na movimentada via da Aroeira.

“Não posso ser contra algo que diminui a emissão de poluentes na atmosfera, desobstrui o trânsito e ainda estimula as pessoas a praticarem uma atividade física, o que se reflete em qualidade de vida para os cidadãos”, rebateu Cesinha.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana