Mídias Sociais

Destaque

Vereador Dr. Adriano cria projeto de lei que reduz salários do prefeito e de vereadores e população se mostra favorável à medida

Avatar

Publicado

em

 

O vereador e pré-candidato a prefeito de Cabo Frio, Dr. Adriano (REDE), criou um projeto de lei que poderia amenizar as finanças da cidade, e nesse momento de crise, qualquer forma de economia é bem vinda.

O projeto em questão dispõe sobre a redução de 50% dos salários do prefeito e dos vereadores de Cabo Frio. De acordo com Dr. Adriano, a justificativa para a criação desse projeto é que todos se envolvam e se conscientizem que se cada um fizer a sua parte, a cidade pode sair dessa situação: “No momento de crise todo mundo tem que contribuir de alguma forma” – disse o vereador.

Com a medida, a redução da metade dos salários de 17 vereadores, inclusive o salário de Dr. Adriano, mais a redução no salário do prefeito e do vice, a economia seria de cerca de 500 mil reais até dezembro, que é quando se encerram todos os mandatos.

O projeto de lei nº 038/2016 seria votado nesta quinta-feira (07) em regime de urgência no plenário da Câmara. Seria, porque a sessão ordinária desta quinta teve que ser cancelada por falta de quórum. A informação que circula nos bastidores da política cabofriense é que o boicote à sessão se deu por conta desse projeto de lei do vereador Dr. Adriano. Os vereadores não quiseram votar o projeto, e por isso, boicotaram a sessão.

O Diário da Costa do Sol foi às ruas e ouviu a população, para saber o que o povo acha da medida. Janaína Rodrigues, ex funcionária da prefeitura e moradora de Unamar disse que a medida não resolve os problemas, mas com certeza ajuda, porque vai conscientizar a todos: “Não que isso vá melhorar a situação que nos encontramos devido à crise, pois vão continuar cometendo desvios na verba pública e isso sim é maior fator que causa o problema da cidade. Mas de certo modo, com a redução dos salários do prefeito e dos vereadores, eles se sentirão um pouco lesados, assim como estamos nos sentindo atualmente com a falta de assistência que a saúde do município está proporcionando aos moradores” – disse ela.

O também morador de Unamar, Hugo Leonardo, acha que é uma boa ideia, mas que sozinha não vai resolver todos os problemas. Segundo ele, é necessário mais esforços, principalmente do Executivo: “É sim uma ótima ideia mas sozinha não basta. Tem que haver um choque de gestão. Cortar comissionados, carros pra secretários junto. Ai sim o dinheiro começará a aparecer” – explicou ele.

Outro cabofriense entrevistado, Walter da Silva Santos, morador do 1º distrito, disse que é uma excelente medida, e que com isso, os vereadores vão ter que mostrar trabalho: “Com certeza com essa redução os vereadores terão que mostra trabalho. E ainda não deixa para apresentar projetos de interesse da população no final do mandato” – disse ele.

De fato, a medida do vereador Dr. Adriano foi bem aceita pelo público. Muitos acreditam ser uma excelente oportunidade para os governantes reverem seus conceitos, principalmente no que diz respeito à gestão da crise. Mas só essa medida não basta, é preciso um engajamento maior por parte das autoridades, mais políticas públicas voltadas para a contenção de despesas, visando sempre melhorar a situação, que é complicada devido à falta de dinheiro.

 

Mateus Marinho

Mais lidas da semana