Mídias Sociais

Política

Veículos novos reforçam a frota da Guarda Municipal de Macaé e a segurança da cidade

Avatar

Publicado

em

 

Carros e picapes foram entregues na manhã desta sexta-feira, 11, na sede da Guarda, que prepara estratégia para aumentar a segurança do município

A Guarda Municipal (GM) de Macaé recebeu, na manhã desta sexta-feira, 11, novas viaturas que vão aumentar a frota reforçar a segurança do município, sendo 9 carros da marca Voyage e duas picapes Fiat Toro.

“Os veículos serão utilizados para atender as demandas da GM e, durante o verão, nas áreas de mais movimento, como a orla das praias. A ação prevê, ainda, 70 agentes da Guarda Municipal nas ruas, a cada plantão”, contou o governo municipal.

De acordo com o Secretário de Ordem Pública, Sebastião Carneiro, as ações de verão seguem até março, após o carnaval, e as novas viaturas fazem parte do processo de reestruturação da GM.

“A ação ainda inclui novos uniformes, coletes balísticos e armas de choque, do modelo Spark, uma espécie de pistola que emite uma descarga elétrica que deixa a pessoa imobilizada, em tempo suficiente para ser algemada”, revelou o gestor da pasta ao site da prefeitura.

A gestão municipal reforça que a utilização da arma de choque tem como objetivo trazer uma segurança a mais nas ações tanto para o agente que a utiliza quanto para a preservação da integridade de vítimas e agressores.

“A utilização do equipamento por um guarda bem treinado funciona para inibir uma atitude ou ação irregular”, acrescenta a prefeitura.

As ações da GM seguem uma estratégia adotada pela Secretaria Adjunta de Segurança, vinculada à pasta da Ordem Pública, que garante uma presença “cada vez mais constante” da Guarda em diversos pontos da cidade.

Segundo a pasta, a estratégia visa aumentar o efetivo de agentes nas ruas, com a Patrulha Comunitária e a Patrulha Maria da Penha, que têm em comum a busca pela proximidade com a comunidade.

“Presente no dia a dia do município e na vida do cidadão, a Secretaria de Ordem Pública também atua nas escolas municipais e nos prédios públicos. Com estrutura ampla, é responsável pela implementação de políticas públicas na área de segurança urbana e prevenção da violência. Guardas Municipais, Ambientais, Seniores e Mirins completam os programas do órgão em sua missão pela proteção de bens e serviços do patrimônio público e recursos naturais”, concluiu a prefeitura.


 

Mais lidas do mês