Mídias Sociais

Política

Vacinação em Macaé avança e chega a idosos com 62 anos nesta quinta-feira, 22, em vários pontos da cidade

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé dá prosseguimento na sua campanha de vacinação contra o coronavírus nesta quinta-feira, 22, dessa vez com aplicação da 1ª dose em idosos com 62 anos, em vários pontos da cidade, tanto na região central quanto na região serrana.

Para aplicação das doses, o município mantém os mesmo 15 postos de vacinação, sendo 14 postos fixos localizados em vários pontos da cidade e 1 posto no sistema drive thru, na Cidade Universitária, todos atendendo das 13h30 às 16h.

Os demais postos de vacinação funcionam nas unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) nos bairros da Imbetiba, do Visconde, da Praia Campista, do Lagomar, do Botafogo, e da Fronteira, na região central, e de Córrego do Ouro, da Bicuda, de Glicério, de Areia Branca, do Frade, do Sana e de Trapiche, na região serrana, além do Pronto Socorro, no Parque Aeroporto.

A Secretaria de Saúde informa que para agilizar o atendimento é preciso fazer o pré-cadastro no site oficial da prefeitura, e levar o código QR code gerado pelo sistema impresso para a confirmação do cadastramento.

“No ato da vacinação, os idosos devem apresentar o código impresso, juntamente com documento de identificação com foto e comprovante de residência. Uma orientação da Secretaria de Saúde é que, quem testou positivo para a Covid-19 (sigla, em inglês, para Coronavirus Disease 2019) precisa aguardar o prazo de 30 dias para receber doses da vacina imunizante. Após a vacinação, os idosos receberão um comprovante de 1ª dose, com o nome da vacina, laboratório, lote e a data de retorno para aplicação de reforço. Este documento deve ser guardado e apresentado no dia da vacinação da 2ª dose”, concluiu a prefeitura.

“Amanhã (quinta, 22) teremos mais uma etapa do nosso calendário de vacinação, desta vez contemplando idosos de 62 anos. Até agora já foram aplicadas 40.499 doses de vacina em nossa cidade. Estamos avançando!”, escreveu o prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CIDADANIA), em sua conta no Twitter, nesta quarta-feira, 21.

Em entrevista ao programa RJ1, da InterTV, nesta terça-feira, 20, o prefeito reiterou que o município continua trabalhando em ações para a compra de vacinas, conforme autorização do Supremo Tribunal Federal (STF).

Além do protocolo de intenções entre Macaé e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), já aprovado pela Câmara, o município tem protocolo de intenções assinado com o Instituto Butantan, de São Paulo, para a compra de doses da vacina CoronaVac, desenvolvida entre o instituto paulista e a farmacêutica chinesa Sinovac Biontech.

Durante a entrevista, Welberth Rezende lembrou que a prefeitura também já abriu, junto ao Consulado da Índia, contato com o Instituto Serum, fabricante da vacina Oxford/AstraZeneca para a compra deste imunizante.

O prefeito também explicou que a negociação junto com o Fundo Soberano da Rússia, para aquisição da vacina Sputnik V é outra ação do município com objetivo de obter doses da vacina de forma direta com fabricantes e distribuidores internacionais, já que todas as vacinas produzidas e fabricadas em solo brasileiro são encampadas pelo governo federal.

“Temos o dinheiro reservado para a compra de vacinas, mas não temos como comprar, pois todas as vacinas que estão sendo aplicadas no país, são do governo federal, dentro do Plano Nacional de Imunização (PNI)”, explicou Welberth Rezende.

Mais lidas da semana