Mídias Sociais

Política

Vacinação contra o coronavírus para pessoas com comorbidades entre 59 e 57 anos começa nesta terça-feira, 11, em Macaé

Publicado

em

 

Seguindo com sua campanha de vacinação contra o coronavírus, a Prefeitura de Macaé começa a aplicar a 1ª dose da vacina em pessoas com 59 anos com comorbidades nesta terça-feira, 11, conforme calendário municipal de imunização divulgado pelo município.

De acordo com o calendário de vacinação divulgado pelo governo municipal na última sexta-feira, 7, prevê para esta semana ainda a aplicação da 1ª dose da vacina para pessoas com comorbidades que tenham 58 e 57 anos, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI).

O calendário de vacinação da Secretaria de Saúde de Macaé atende a diversas reivindicações feitas pelo vereador Thales Coutinho (PODE), que desde o início do ano vem fazendo coro com outros vereadores pedindo maior transparência na divulgação do planejamento da vacinação e na distribuição das doses recebidas pelo município.

Para garantir a vacinação, é preciso apresentar documento com foto, CPF ou Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), além de comprovante de residência, e de original e cópia do laudo ou atestado médico com nome do paciente por extenso e indicativo da doença por extenso e com Código Internacional de Doenças (CID), além de uma receita ou prescrição de uso contínuo com data a partir de janeiro de 2021.
“As pessoas devem levar a cópia dos documentos que comprovam a comorbidade. O comprovante de residência também é necessário para garantir a vacinação”, ratificou a gerente de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde de Macaé, Elenice Sales.
A vacinação das pessoas com comorbidades na faixa dos 58 e 57 anos acontece, respectivamente, nestas quarta e quinta-feira, dias 12 e 13, lembrando que os pacientes imunossuprimidos atendidos pelo programa de Infecções Sexualmente Transmíveis (IST) serão vacinados no polo DST, que fica na Rua Alfredo Backer, número 182.
Já para as gestantes e puérperas, mulheres com até 45 dias de pós-parto, e com comorbidades, o calendário municipal prevê a vacinação em qualquer dia da campanha de vacinação, que vem acontecendo de segunda a sexta-feira, todos os dias da semana, conforme a disponibilidade de doses entregues pelo PNI através do governo estadual.

“Nesta nova etapa, a vacinação contra o coronavírus em Macaé acontece no Colégio Estadual Mathias Neto, no Estádio Cláudio Moacir de Azevedo, e na Cidade Universitária (drive-thru). Já na Serra, as doses são aplicadas nos polos da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Glicério, Bicuda, Frade, Sana, Córrego do Ouro, Areia Branca e Trapiche”, concluiu a prefeitura.

Mais lidas da semana