Mídias Sociais

Política

UFRJ em Macaé anuncia novo curso de extensão gratuito sobre inovação e transição energética

Publicado

em

 

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em Macaé anunciou, nesse sábado, 4, um novo curso de extensão universitária em Inovação e Transição Energética, do Departamento de Engenharia de Produção do Instituto Politécnico (Ipoli).

Com 40 vagas, o curso, que é gratuito e teve as inscrições feitas pela internet, tem previsão de 60 horas de carga horária, com aulas das 18h30 às 22h30, começando nessa terça-feira, 8, e terminando na semana que vem, no próximo dia 14.

Segundo a UFRJ, o novo curso de extensão tem a proposta de ampliar as possibilidades de pesquisas, estudos e projetos acerca da temática, bem como conectar as diferentes partes interessadas da cidade de Macaé.

“Esta ação tem como público alvo empreendedores, profissionais que estão em função de gestão (independente da sua formação profissional) e alunos egressos de curso superior interessados nesta área do conhecimento. Entre os tópicos do conteúdo programático estão: mudança climática, ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), ESG (sigla, em inglês, para Environmental, Social e Governance), energias renováveis, papel da inovação no que tange matriz energética, entre outros”, explicou a universidade.

De acordo com o Núcleo de Estudos em Gestão, Ergonomia e Projetos (NEGEP) da UFRJ, o novo curso também visa despertar, no mercado regional, uma visão mais ampla sobre as oportunidades de negócios no setor de energia.

Além disso, a UFRJ espera que a ação estimule ainda mais o debate acerca da crise climática e contribua para que novas iniciativas voltadas para agenda dos 17 ODSs, da Organização das Nações Unidas (ONU) sejam desenvolvidas.

“Os participantes serão imersos em conteúdos estratégicos e conhecerão casos de sucesso que estão contribuindo para mudanças organizacionais, ambientais e sociais. Vale ressaltar que o curso conta com um pioneirismo, uma vez que as discussões regionais giram em torno do setor petrolífero, desconsiderando a amplitude do setor energético, portanto, contribuindo diretamente para o desenvolvimento de competências dos atores sociais, empreendedores, executivos, pesquisadores e demais participantes interessados no assunto”, detalha a UFRJ.

O campus da universidade em Macaé também revela que o curso será dividido em 6 módulos, Mudanças Climáticas, Cultura e Inovação, Implementação ODS e ESG, Transição Energética e cenário brasileiro, Energias do Futuro, e O papel da tecnologia e inovação na transição energética.

Os módulos discutirão, o que são mudanças climáticas, causa e consequências, como a crise climática afeta nossas vidas e possíveis soluções; precificação do carbono; cultura organizacional; cultura de inovação; cultura de inovação para transição energética; o termo ESG; objetivos de desenvolvimento sustentável e metas agenda 2030 da ONU; agenda ESG na visão das empresas; indústria do petróleo e os novos cenários energéticos para o Brasil; e energia eólica e outras energias renováveis (eólica, bioenergia, solar).


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana