Mídias Sociais

Política

Macaé apronta unidades de ensino para a volta às aulas da rede pública municipal nessa segunda, 6

Publicado

em

 

As aulas da rede pública municipal de Macaé retornam nessa segunda-feira, 6, depois de finalizados todos os detalhes pela Secretaria de Educação, em 106 escolas, 4 unidades do Centro Municipal de Atendimento Especializado ao Escolar (CEMEAES), no Ensino de Jovens e Adultos (EJA), e da Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva (FeMASS), Pré-Vest e Colégio de Aplicação (CAp).

“Toda a infraestrutura física, tecnológica, de limpeza, merenda e transporte escolar, além das equipes de diretores, professores, merendeiras, porteiros, auxiliares estão prontos para receber os alunos”, afirmou a Secretaria de Educação.

Diretora do CAp, Wanessa Leal informou que uma aula inaugural vai receber o total de 270 alunos do Ensino Médio que vão estudar em horário integral nesse ano letivo de 2023, com gincanas, circuito de disciplinas eletivas e rodas de conversa.

“Para a 1ª semana, estamos preparando atividades de integração, tudo organizado pelos veteranos do 2º e 3º anos, junto com os professores, para acolher os calouros que estão chegando pelo processo seletivo”, destacou Wanessa Leal.

Na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Celita Reid, serão 215 alunos que começam a estudar no Pré I, Pré II e Maternal 2, e conforme a diretora da unidade, Soraia Mothé, os professores já finalizaram a preparação de murais, alfabetos e quadros de bem-vindos.

“Também vamos fazer gincanas e teatros”, acrescentou Soraia Mothé.

A Secretaria de Educação revela que o horário para o período de adaptação, de 6 a 8 fevereiro, é para turmas de Maternal, Pré I e Pré II, sendo das 7h30 às 9h30 para o 1º turno, das 13h às 15h para o 2º turno, e das 7h30 às 10h30 para o período integral.

Os horários terão progressão de 9 a 10 de fevereiro, se estendendo até 10h30 para o 1º turno, até 16h para o 2º turno, e até 14h30 para o período integral, lembrando que a partir do dia 13, o horário será normal.

De acordo com a superintendente de Educação Infantil, Mariana Duarte, durante o período de adaptação, as atividades pedagógicas de planejamento e formação serão realizadas nos espaços escolares.

“O acolhimento, a escuta e a receptividade devem acontecer em todos os dias letivos, mas, no início do ano, é muito importante criar um clima agradável, onde todos se sintam bem-vindos e pertencentes ao ambiente escolar. Para isso, toda a equipe gestora deve estar presente, estimulando o entrosamento, em busca do sentimento de pertencimento do grupo”, ressaltou Mariana Duarte.

Já para o mês de março, a previsão é de que as turmas de Maternal I e II também tenham horários reduzidos no período de adaptação, seguindo os mesmos horários das turmas anteriores na semana de 6 a 10 de março, retomando o horário normal a partir do dia 13, tanto para o horário parcial quanto para o horário integral.

“Lanches, mensagem de boas-vindas, dinâmicas e vivências de sensibilização serão promovidas. Depois desse acolhimento especial, o momento será de informes e orientações”, explicou Mariana Duarte, que reforçou que está tudo pronto para as escolas criarem um ambiente propício para os reencontros a partir dessa segunda.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana