Mídias Sociais

Política

Uber estuda lançamento de novo serviço de mobilidade urbana com micro-ônibus

Avatar

Publicado

em

 

Aplicativo de transporte individual de passageiros começa a se movimentar para lançar novo serviço de transporte coletivo através de micro-ônibus

Depois de muitas polêmicas com taxistas, o aplicativo de transporte individual de passageiros Uber está planejando o lançamento de Uber Bus, sistema de mobilidade que está sendo testado e que oferece transporte compartilhado para até 20 passageiros.

O sistema está sendo testado, inicialmente, apenas em cidades do Egito, onde os passageiros são transportados em um micro-ônibus e o sistema de busca é similar ao Uber em carro de passeio, quando o usuário insere a origem da viagem e o destino.

A ideia é que a plataforma encontre outros passageiros com o mesmo roteiro e reúna todos em um único veículo, numa versão  ampliada do Uber Juntos, sistema de mobilidade que está competindo com as empresas de transportes de passageiros no Brasil.

No Uber Bus, o passageiro pode pagar a corrida em dinheiro ou por meio de cartão de crédito, como já é oferecido no aplicativo de carros de passeio. O preço da corrida não é fixo como sistema de transporte urbano convencional.

Esta nova dinâmica pode apontar para a possibilidade de que o Uber estaria começando a abrir mão dos carros de passeio. Em 2019 a empresa já anunciou que pretende inaugurar um serviço de compartilhamento de bicicletas em São Paulo.

Nos Estados Unidos (EUA), o Uber já compartilha patinetes elétricos e agora também está começando a investir em compartilhamento de transporte por meio de micro-ônibus, como no Egito.

No Brasil, o Uber Bus tende a enfrentar resistência não apenas de empresas de ônibus, mas também dos governos em todos os níveis, que só permitem o transporte coletivo nesta modalidade por meio de concessões de linhas.

Além disso, há outros complicadores, como os escândalos de corrupção envolvendo órgãos fiscalizadores, empresários do transporte e políticos, comprovando o poder das empresas e as ligações entre o setor privado e o setor público.

O lado bom, além da maior oferta de mobilidade, é que este novo sistema pode quebrar a espinha dorsal da corrupção no setor de transportes urbanos, pois com o Uber Bus, dificilmente a farra da propina entre empresários de transportes coletivos e governantes teria prosperado no Estado do Rio.

 

Mais lidas da semana