Mídias Sociais

Política

TSE divulga balanço com o número de candidatos registrados para as eleições de outubro

Avatar

Publicado

em

 

Segundo o TSE, foram registrados mais de 23 mil candidatos a presidente, governador, senador, deputado federal, estadual e distrital.

Da Redação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta quinta-feira (16) um balanço sobre o pedido de registro de candidaturas paras as eleições de outubro. Segundo o TSE, foram registrados mais de 23 mil candidatos a presidente, governador, senador, deputado federal, estadual e distrital.

De acordo com o TSE, 13 nomes se apresentaram para disputar as eleições presidenciais. São eles: João Amoêdo (Novo), Henrique Meirelles (MDB), João Goulart Filho (PPL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), José Maria Eymael (DC), Álvaro Dias (Pode), Jair Bolsonaro (PSL), Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede), Vera Lúcia (PSTU), Guilherme Boulos (PSOL) e Cabo Daciolo (Patri).

Já para o cargo de governador, foram registrados 171 candidatos, segundos dados do Sistema de Divulgação de Candidaturas e de Prestação de Contas. Desses, 17 estarão disputando reeleição agora em outubro. O PSOL foi o partido que lançou o maior número de candidatos a governador, seguido do PSTU e do PT.

Para o cargo de deputado federal foram registradas 6.982 candidaturas para disputar as 513 vagas disponíveis na casa. Já para deputado estadual e distrital foram 15.605 registros, para concorrer a 1.059 cadeiras nas assembléias legislativas e na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Mais 295 candidatos concorrem a 54 vagas no Senado.

Ainda segundo dados do TSE, quase a metade dos candidatos possuem ensino superior e 55% são casados. A maioria tem entre 35 e 59 anos de idade, mas há candidatos na faixa etária de 80 a 84 anos. O curioso é que o número total de candidatos registrados agora em 2018 é menor do que o da eleição anterior, de 2014.

 

Mais lidas da semana