Mídias Sociais

Política

Testagem em massa do coronavírus nos bairros de Macaé continua nesta quinta e sexta-feira, 15 e 16, no Lagomar

Avatar

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé continua, nesta semana, com as ações de testagem em massa nos bairros da cidade para identificar pessoas com reagente positivo para o coronavírus, a fim de obter informações sobre a situação da pandemia na cidade.

Em sua 2ª passagem pelo Parque Aeroporto, o mutirão da Secretaria de Saúde responsável pela testagem da população encontrou 52 pessoas com reagente positivo em 771 testes realizados em 2 dias no bairro, totalizando 6,74% de testes positivos.

Na 1ª passagem do mutirão pelo Parque Aeroporto, em junho desse ano, a Secretaria de Saúde realizou 1.582 testes rápidos e encontrou 80 pessoas com reagente positivo para o coronavírus, o equivalente a 5,05% das pessoas testadas.

Segundo a prefeitura, a ação que tem como finalidade reunir informações que contribuam para análise de novas flexibilizações das medidas de isolamento social e restrição de circulação, possibilitando o retorno de novas atividades econômicas do município.

“Para fazer o teste, é preciso levar documento de identificação. O teste leva 5 minutos para ser realizado. Os resultados serão entregues impressos no dia posterior à realização do exame. O atendimento nos mutirões é realizado por equipe formada por técnicos de laboratório, biólogo e enfermeiros”, explicou o governo municipal.

A prefeitura orienta, porém, que pessoas com sintomas do coronavírus não devem comparecer para realização dos testes nos mutirões nos bairros, mas sim, procurar atendimento no Centro de Acolhimento e Orientação ao Paciente de Coronavírus, que funciona no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, no centro da cidade.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a orientação tem o objetivo de evitar resultados chamados de “falsos negativos”, quando o teste não encontra reagente, mas o paciente está c0ontaminado.

A pasta explica que esse teste rápido que vem sendo realizado pelo mutirão da prefeitura nos bairros da cidade só detecta o reagente do vírus, dando resultado positivo, apenas depois de cerca de 10 dias da aparição dos primeiros sintomas.

O mutirão de testagem em massa nos bairros de Macaé segue com as ações nesta quinta-feira, 15, no Lagomar, depois de passar Parque Aeroporto e Barra de Macaé. Além deles, a ação deve visitar ainda mais 2 bairros, a Aroeira e o Centro.

A expectativa é de que as ações aconteçam até o próximo dia 22 de outubro. Mesmo com a flexibilização das medidas de prevenção ao vírus, a gerente de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde de Macaé, Daniela Bastos, ressalta a importância da prevenção, como o uso de máscaras sempre que sair de casa e a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%.
Além da população dos bairros mais populosos da cidade, nesta quarta-feira, 14, o município também revelou que vem testando, por amostragem epidemiológica, profissionais de escolas públicas e privadas de Macaé.

Segundo a prefeitura, mais de 700 profissionais já foram testados, com apenas 4 pessoas apresentando reagente positivo, sendo 3 dessas pessoas moradoras de outros municípios, porém, não foram divulgados.

“O objetivo foi realizar o rastreio desse grupo da Educação, com a oferta de coleta por ‘swab’ para profissionais assintomáticos. A testagem aconteceu na Cidade Universitária, entre os dias 21 e 30 de setembro, com horário agendado para cada profissional. Profissionais da rede estadual e federal também foram testados”, concluiu o município.

De acordo com dados divulgados em boletim informativo diário da manhã desta quarta-feira, Macaé registra 7.970 casos confirmados e 156 casos fatais do coronavírus. Os dados são referentes às 24 horas desta terça-feira, 13, quando o Centro de Acolhimento e Orientação ao Paciente de Coronavírus registrou 154 atendimentos.

Mais lidas da semana