Mídias Sociais

Política

Terceiro relatório de equipe do TSE reitera capacidade da realização das eleições municipais em outubro deste ano

Avatar

Publicado

em

 

Em mais um relatório do Grupo de Trabalho (GT) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para avaliar os impactos da pandemia do coronavírus na realização das eleições municipais de outubro deste ano, a equipe atestou novamente que a Justiça Eleitoral possui todas as condições materiais para cumprir o Calendário Eleitoral.

Marcada pelo o dia 4 de outubro deste ano, a realização do pleito que elegerá prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todas as cidades do país, chegou a ser colocada em dúvida devido à crise causada pela pandemia que já ultrapassou os 100 mil casos confirmados e 7 mil mortes por coronavírus em todo o país.

O resultado da avaliação foi divulgado após levantamento feito pelo GT de ações realizadas, no âmbito do TSE, para gestão de riscos e equipamentos, para a realização de testes dos sistemas eleitorais e para o acompanhamento da evolução de sistemas de apoio.

O documento informa ainda que também foram avaliados serviços prestados pelo TSE e pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) aos cidadãos, a exemplo da 1ª via do título de eleitor e da regularização da situação eleitoral, assim como do cadastramento de empresas interessadas em prestar serviços de captação de recursos para o financiamento coletivo de campanhas eleitorais.

No último dia 28 de abril, o TSE lançou uma campanha para rádio, TV e redes sociais para a conscientização dos eleitores sobre a importância da regularização da situação eleitoral para eleitores que desejam participar das eleições municipais deste ano.

O prazo se encerra na noite desta quarta-feira, 6, quando será feito o fechamento do cadastro eleitoral, com todos os eleitores aptos a participar do pleito. Para quem ainda está em situação pendente com a Justiça Eleitoral, basta acessar o novo portal da Justiça Eleitoral, através do link, justicaeleitoral.jus.br/eleições/atendimento/#atendimento-remoto.

Mais lidas da semana