Mídias Sociais

Política

Presidente da Câmara de Macaé reforça importância das medidas de isolamento durante pandemia do coronavírus

Avatar

Publicado

em

 

Enquanto a Câmara Municipal de Macaé continua com os atendimentos presenciais suspensos seguindo as orientações da prefeitura e das autoridades internacionais de saúde, o presidente da Casa, Dr. Eduardo Cardoso (PODE), reforçou nesta segunda-feira, 4, a importância das medidas de isolamento social e restrição de circulação.

Em comunicado aos servidores do Legislativo, Dr. Eduardo, que já foi secretário de Saúde do município e atuou como servidores público municipal, reforçou que os profissionais da Casa devem seguir as medidas de prevenção à pandemia do coronavírus.

A Câmara lembrou que, desde o mês de março, decretos e portarias, tanto da Casa quanto da prefeitura, estabeleceram diretrizes e recomendações para minimizar os impactos causados pela pandemia que já se aproxima de 200 casos confirmados da doença, segundo dados divulgados pela Secretaria da Saúde na manhã desta terça-feira, 5.

“Espero que todos permaneçam em suas casas e saiam somente quando for estritamente necessário. Estamos com parte das funções paralisadas há mais de 1 mês e não se trata de um prêmio ou de férias coletivas. O isolamento social é a única maneira de preservar as nossas vidas e as dos demais cidadãos. Quem não entende desta maneira deveria pedir a saída do serviço público”, enfatizou Dr. Eduardo.

O presidente da Câmara de Macaé lembrou que, além do isolamento, é preciso reforçar a higiene e o uso de máscaras sempre que houver a necessidade de deslocamento pelas vias da cidade e também em espaços de circulação de pessoas, como mercados, farmácias, bancos, que estão com o funcionamento permitido na cidade.

“Devemos fazer tudo o que for possível para nos livrar do Covid-19 (sigla para a expressão em inglês Coronavirus Disease 2019) o quanto antes”, acrescentou Dr. Eduardo Cardoso.

De acordo com dados da secretarias estaduais de Saúde, já são quase 110 mil casos confirmados da doença em todo o país, com mais de 7,3 mil casos fatais do coronavírus. Porém, o Legislativo macaense reforça que “os números ainda não representam o atual momento, pois há comprovada subnotificação”.

Durante a pandemia, a Câmara Municipal de Macaé disponibiliza o atendimento online através da Ouvidoria e do gabinete dos próprios vereadores, pelo site da Casa, cmmacae.rj.gov.br, além de oferecer Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), através do link, sapl.macae.rj.leg.br, onde é possível consultar os projetos legislativos e acompanhar os que já estão em tramitação.

Desde o início das medidas de prevenção ao coronavírus, a Câmara Municipal de Macaé realizou apenas duas sessões extraordinárias presenciais, para a votação de projetos do governo municipal que criavam auxílios emergenciais para os 42 mil alunos da rede pública municipal de Educação e para os profissionais do comércio forma e informal da cidade.

Atualmente o Legislativo municipal segue com os estudos e testes para a realização de sessões plenárias por videoconferência, como acontece no Congresso e na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), entre outros legislativos pelo país.

Mais lidas da semana