Mídias Sociais

Política

Serviço itinerante do Mamógrafo Móvel do Estado do Rio visita Quissamã nesta semana

Publicado

em

 

Expectativa é de que Mamógrafo Móvel do Estado do Rio possa realizar cerca de 130 mamografias e 70 ultrassonografias de mama nestas terça e quarta-feira, 23 e 24

Fruto de articulações do governo municipal com a Secretaria Estadual de Saúde e parte das ações da Secretaria Municipal de Saúde na campanha Outubro Rosa, o serviço itinerante do Mamógrafo Móvel do Governo do Estado estará atendendo em Quissamã nesta terça e quarta-feira, 23 e 24, no Parque de Exposições, de 8h às 17h.

De acordo com o governo municipal, cerca de 130 mamografias e 70 ultrassonografias de mama serão realizadas nos 2 dias, atendendo as mulheres do município, em ação de prevenção e diagnóstico contra o câncer de mama, segundo tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo.

Em entrevista ao site da prefeitura, na última sexta-feira, 19, a Secretária de Saúde de Quissamã, Simone Flores, deu mais detalhes sobre como será realizado o atendimento da unidade itinerante do Estado do Rio.

“Os funcionários da secretaria estão indo até as residências das mulheres que estão com pedidos cadastrados na Central de Exames, para mamografia e ultrassonografia, entregando as requisições para a realização dos exames. Quem tiver o pedido e, por acaso, não receber a requisição, pode procurar a Central de Exames, que fica no Centro de Especialidades Benedito Pinto das Chagas, na segunda-feira (22), no horário de 8h às 17h, para saber a possibilidade de atendimento, ou, agendamento dentro do Outubro Rosa”, explicou a secretária.

Com a ação, a prefeitura reforça a importância da realização da mamografia para a identificação precoce do câncer de mama, o que reduz, significativamente, o risco de mortalidade dos casos da doença.

“O Ministério da Saúde recomenda que mulheres entre 50 e 69 anos façam o exame a cada dois anos. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados anualmente no Brasil mais de 55 mil novos casos. Atualmente, há cerca de 128 pedidos para mamografia e 70 para ultrassonografia de mama na fila de espera do município. Com ação da próxima semana, a previsão é que a fila de espera seja zerada”, concluiu a prefeitura.


 

Mais lidas do mês