Mídias Sociais

Política

Semana foi de ações promovidas pela nova gestão do município em diversas áreas na região serrana de Macaé

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé voltou suas atenções nesta semana para ações na região serrana do município, com ações em diversas áreas promovidas graças a um trabalho conjunto de várias secretarias municipais.

Neste domingo, 7, o governo municipal realiza a Operação Verão no trevo 26, próximo ao Parque Municipal Atalaia, perto da entrada para Areia Branca. A operação faz parte do projeto Preservando a Serra, e visa a conservação do meio ambiente e o turismo consciente.

“O objetivo é realizar fiscalizações e orientações para proteger o meio ambiente e garantir ordem no acesso a cachoeiras como Duas Barras, Laje e Ciriaca”, explicou a prefeitura.

O trabalho da Operação Verão na região serrana será uma ação conjunta envolvendo as secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade, e de Ordem Pública; as secretarias adjuntas de Turismo, de Serviços Públicos, e de Defesa Civil, além da Guarda Ambiental e da Polícia Militar.

O município explica que, durante a Operação Verão, moradores e visitantes da região serrana serão orientados sobre um decreto que prorroga a validade de outro decreto que e trata da proibição da entrada de ônibus de turismo.

“Orientamos que os visitantes não usem churrasqueiras nas áreas e proximidades das cachoeiras. Também é preciso atenção ao juntar o lixo no final do passeio, estacionar os veículos nos devidos lugares e não utilizar o transporte ilegal de vans e ônibus de turismo”, falou o secretário da Casa Civil, Eduardo Coutinho.

Também nesta semana, o prefeito Welberth Rezende (CIDADANIA) vistoriou a estrada que liga o distrito de Trapiche à licalidade de Serra da Cruz, na companhia de técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).

Nesse trecho da estrada, o Rio São Pedro está causando desgaste da passagem, diminuindo a largura para o trânsito de veículos, e causando problemas para moradores e motoristas que trafegam pela região.

Além do prefeito e dos técnicos do INEA, ação também foi acompanhada pelo secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rodolfo Coimbra, e dos secretários adjuntos de Obras, Felipe Bastos, e de Interior, Rodrigo Franco.

“Aqui é uma área de assoreamento, que o rio mudou o curso e está desgastando a estrada da Serra da Cruz, importante para o município, que está ficando praticamente sem passagem. Viemos hoje (segunda-feira, 1) com os profissionais das secretarias de Obras, Interior e Ambiente, e o Inea, para buscar a solução de engenharia para retomar essa questão”, explicou Welberth Rezende.

Também nesta semana, a Prefeitura de Macaé realizou a inspeções em pontes e estradas nas localidades de Bicuda Pequena e Bicuda Grande, no distrito de Cachoeiros de Macaé, para verificar as condições de infraestrutura de acesso às cachoeiras da região.

Outra ação realizada pelo município na região serrana de Macaé visa melhorar a qualidade da água no 5º distrito do Frade, com a colocação de 1 filtro lento, resultado de trabalho artesanal, composto por pedras, que foi instalado no reservatório de água que atende a comunidade.

Segundo a prefeitura, o novo equipamento retém matéria orgânica grande como paus, galhos, folhas e outros, e por isso é conhecido como “filtro de macro-filtragem”, conforme explicou o secretário adjunto de Saneamento, Ricardo Moreira.

Ainda de acordo com o gestor, nas próximas semanas, os 6 mil moradores do Frade também vão ganhar mais 2 filtros de ultra-filtragem, especializados em bloquear o livre acesso de micro-bactérias, com capacidade para filtrar 17 litros por segundo, que será responsável por clorar e tratar a água distribuída à população local.

Além disso, a prefeitura anunciou a ampliação da capacidade total do reservatório de água do Frade, de 10 mil litros para 20 mil litros, além da colocação de filtros nos outros distritos e localidades da região serrana, como Glicério, Bicuda Pequena, Bicuda Grande, Sana, Reta do Frade e Óleo, promovendo melhorias no saneamento e no abastecimento de água da região.

Mais lidas da semana