Mídias Sociais

Política

Secretaria de Saúde de Macaé apresenta dados dos primeiros 4 meses do ano durante pandemia do coronavírus

Avatar

Publicado

em

 

Apresentada por videoconferência pela Câmara Municipal de Macaé, na tarde desta segunda-feira, 25, a audiência pública da Secretaria de Saúde trouxe dados da pasta referentes ao 1º quadrimestre de 2020.

Uma das principais pautas da apresentação feita pela coordenadora de planejamento da Secretaria de Saúde, Sabrina Nunes, foi a pandemia do novo coronavírus, que já registrou mais de 600 casos confirmados na cidade, com quase 30 casos fatais.

A transmissão da audiência pública aconteceu por meio da TV Câmara e do canal do Legislativo no YouTube, e contou com a participação da sociedade civil organizada, de vereadores e da população em geral.
A apresentação destacou todo trabalho de logística adotado pela prefeitura no enfrentamento ao coronavírus, como a criação do Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus de Macaé, no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, no mês de março, medida pioneira do combate à pandemia no Estado do Rio.

“Até o dia 17 de maio, foram realizados 1.497 atendimentos de Síndrome Gripal e 636 casos foram notificados como Síndrome Respiratória Aguda. Ainda no mês de março, foi implantado o Gabinete de Crise, por meio do Decreto 27, de 2020. No panorama resumido, o município tem 667 casos notificados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo que 103 estão sendo investigados, 4 foram encerrados por SRAG por Influenza, 192 por SRAG não especificada e 367 por SRAG por Covid-19 (sigla para a expressão, em inglês, Coronavirus Disease 2019). Dentro do processo de estruturação da rede para atendimento dos pacientes com Covid-19, foram adquiridos respiradores, aspirador e reanimador, sistema de aspiração traqueal, fluxômetro, prótese ventilatória, máscaras N95, álcool 70%, óculos de proteção e protetor facial, máscara cirúrgica, macacão, luvas, termômetros, entre outros”, detalhou a prefeitura na noite desta segunda-feira.

O município também destacou como medidas importantes para o combate à pandemia, a reformulação de leitos do Hospital Público Municipal Irmãs do Horto (HPMIH), assim como a transformação do Hotel de Deus em um Centro de Quarentena para Pacientes com Coronavírus.
Ainda segundo a prestação de contas da Saúde, o município recebeu verba do governo federal, recurso SUS (Sistema Único de Saúde) Covid-19, no valor de R$ 51.390,00, que estão sendo utilizados para aquisição de material de consumo como de proteção individual e equipamentos para enfrentamento da pandemia.
Sobre os dados referentes à estrutura da Saúde municipal, prestação de serviços das unidades de atendimento primário, de média e de alta complexidade, a prefeitura lembra que conta com equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), do Serviço de Regulação de Ambulâncias (192), dos 3 hospitais da rede pública municipal, e das duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e 2 Prontos-Socorros (PSs).
“Na análise geral do relatório apresentado foi possível verificar queda em alguns serviços, sendo que a maioria apresentou índice satisfatório, mesmo diante da redução do horário de atendimento”, avaliou a prefeitura.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde na manhã desta terça-feira, 26, o número de casos confirmados do coronavírus no município saltou de 630 para 660 nas últimas 24 horas, enquanto o número de casos fatais se manteve em 25 desde a manhã desta segunda-feira.

Mais lidas da semana