Mídias Sociais

Política

Representantes da Cedae fazem visita técnica na barragem da Maricota, em Carapebus

Publicado

em

 

Uma equipe da Companhia Estadual de Águas e Esgoto do Rio (Cedae) esteve em Carapebus na última semana para fazer uma visita técnica na barragem da Maricota, visando adequação do Plano de Segurança de Barragem (PSB).

O plano faz parte das exigências do Instituto Estadual de Ambiente (Inea), órgão responsável pela fiscalização e segurança das barragens em corpos hídricos de domínio do Estado do Rio, além de ser responsável também pelo licenciamento ambiental.

Na visita a Carapebus, a equipe da Cedae foi acompanhada de representantes da Secretaria de Meio Ambiente do município, como o subsecretário da pasta, Ricardo Maia, que explicou a visita técnica faz parte do planejamento.

“O plano (PSB) consta de pontos importantes a serem levantados para solucionar algumas demandas de assoreamento, vegetação flutuante, como macrófitas, e melhorar o aspecto das instalações da represa como acesso e paisagismo”, contou Ricardo Maia.

De acordo com o secretário de Segurança e Trânsito da cidade, Ricardo Aquino, o plano também servirá como parâmetro para a Defesa Civil para a criação de outro plano, o Plano de Contingência Municipal.

“Através do plano (PSB) vamos fazer a fiscalização da comporta, observando a estrutura e a elaboração do Plano de Contingência Municipal que está sendo elaborado pela Defesa Civil com apoio de várias secretarias municipais”, acrescentou Ricardo Aquino.

Além dos 2 gestores municipais estiveram presentes na visita técnica ainda o comandante da Guarda Municipal, Luiz Marcelo; os coordenadores, da Defesa Civil, José Amaro; e da Cedae em Carapebus, Márcio Maciel; o coordenador hídrico, Rodrigo Ferreira Bittencourt; o engenheiro Paulo Venturini; o supervisor Alex Sandro; o encarregado local da Cedae, Milton Santos; e o chefe de departamento e recursos hídricos da Cedae Rio, Marcelo Kauffman.

Mais lidas da semana