Mídias Sociais

Política

Ranking da CGU aponta Macaé e São Pedro da Aldeia entre cidades mais transparentes do país

Avatar

Publicado

em

 

Prefeitura de Macaé sobe mais de 3 pontos e aparece com nota máxima na liderança no ranking da transparência elaborado pela Controladoria Geral da União

Em ranking realizado pela Controladoria Geral da União (CGU), chamado Escala Brasil Transparente, que apresenta as cidades com a administração mais transparente do país, e na lista, cidades da região aparecem em boas posições, com Macaé e São Pedro da Aldeia empatadas na liderança nacional e do Estado do Rio, com nota máxima (10).

As duas aparecem empatadas com Angra dos Reis, Niterói, Resende e Valença, para citar apenas cidades fluminenses que também atingiram a pontuação máxima na avaliação do órgão federal.

A posição das duas cidades é resultado do trabalho das administrações municipais, em Macaé, com o Prefeito Dr. Aluízio (sem partido), entrando em seu 7º ano de mandato, que fez com que a cidade subisse mais de 3 pontos, enquanto o Prefeito de São Pedro da Aldeia, Chumbinho (MDB), conseguiu fazer o município saltar de uma cidade não avaliada em 2017 para exemplo de transparência no país.

Contando apenas as cidades do Estado do Rio, a terceira melhor cidade da região é Casimiro de Abreu, 7ª do estado, com nota 7,5, empatada com São José de Ubá. Apesar da boa nota, o município cujo nome homenageia o poeta e mais famosos moradores da cidade, aparece apenas em 321º lugar.

Na 4ª posição da região e 10ª no estado, vem Carapebus (472ª posição nacional), com 6,25, seguida de Armação dos Búzios (491ª posição nacional), 11ª no estado, com 6,11, empatada com Itaperuna e Itatiaia.

Campos dos Goytacazes aparece em 21ª posição estadual, com 3,33 (912ª posição nacional), empatada com Belford Roxo, Maricá, Nova Frigurbo e Porto Real. Na 27ª posição do estado, Iguaba Grande (1.351ª posição estadual) somou apenas 1,94. Na última posição, está a cidade de Cabo Frio, que ficou com zero na avaliação da CGU.

Os municípios de Arraial do Cabo, Rio das Ostras e Quissamã não apareceram nesta edição do ranking, que chegou a sua 3ª edição, com o maior número de municípios avaliados no Estado do Rio de Janeiro.

Mais lidas da semana