Mídias Sociais

Política

Pronto Socorro da Imbetiba, em Macaé, ganha novo laboratório de análises clínicas

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé inaugurou, nesta quarta-feira, 30 de março, um novo laboratório de análises clínicas, no Pronto Socorro da Imbetiba, com capacidade para realizar 2 mil exames por dia, entre hemogramas completos, exames bioquímicos, EAS, e diagnósticos para infarto.

O laboratório também poderá realizar exames de diagnósticos do coronavírus, de arbovisores, e de gravidez, entre outros, e tem o objetivo de ampliar e descentralizar o serviço laboratorial da rede pública municipal de saúde, permitindo diagnósticos precoces que podem salvar vidas.

Durante a inauguração do laboratório, o novo secretário de saúde, Alexandre Cruz, anunciou ainda que o Pronto Socorro da Imbetiba, já está em processo de credenciamento para que seja transformado em um hospital de pequeno porte.

Atualmente, o Pronto Socorro da Imbetiba, que é uma unidade de urgência e emergência, atende, em média, 400 pacientes por dia, e conta com 36 leitos, sendo 6 de politrauma, além do novo laboratório de análise clínica.

“A Secretaria de Saúde tem obrigação moral de realizar um atendimento de ponta, humanizado. Temos consciência dos problemas que precisamos resolver, mas a gente segue implantando políticas públicas na área para proporcionar a população, cada vez mais, saúde de qualidade”, destacou o secretário.

De acordo com o diretor da unidade, o ex-vereador Dr. Márcio Bittencourt (CIDADANIA), antes da inauguração do novo laboratório, os exames colhidos na unidade eram levados para o Hospital Público Municipal (HPM), o que tirava a agilidade do atendimento prestado à população.

“Com o laboratório, ganhamos mais agilidade. Quando chega um paciente com suspeita de infarto, por exemplo, agora é possível fazer todos os exames com a rapidez necessária para tratar a doença. Além disso, a iniciativa ainda agiliza a alta hospitalar, o que promove a rotatividade e gera mais leitos para os munícipes. O ganho para o paciente é gigantesco”, acredita Dr. Márcio Bittencourt.

Antes eram realizados apenas no HPM, os exames citados pelo diretor da unidade, hoje, estão disponíveis no Hospital Público Municipal da Serra (HPMS), em Trapiche, e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Barra de Macaé, além do Pronto Socorro da Imbetiba.

Ainda durante a inauguração do novo espaço na unidade de Saúde da Imbetiba, o secretário Alexandre Cruz ressaltou que o objetivo é aumentar ainda mais a oferta de laboratórios nas unidades de Saúde do município.

Além do secretário, a solenidade de inauguração contou com a presença da coordenadora dos laboratórios de análises clínicas do município, Keity Nocchi, e com a coordenadora de odontopediatria do município, Carla Bittencourt.

“O município atinge cerca de 20 mil exames de análises clínicas por mês. A expectativa é que esse número aumente em 20% com o início das atividades no Pronto Socorro da Imbetiba”, disse Keity Nocchi.

Outra novidade do Pronto Socorro da Imbetiba foi o início do atendimento odontológico destinado a pacientes internados, trabalho que é realizado pela Coordenadoria Especial de Odontologia, da Secretaria de Saúde, e que vai percorrer todas as unidades da rede pública municipal de saúde.

“A iniciativa diminui o quadro infeccioso, pois a boca é uma porta aberta para infecção no período hospitalar”, lembra Carla Bittencourt.

Mais lidas da semana