Mídias Sociais

Política

Projeto piloto da Prefeitura de Macaé com a BRK Ambiental promove reutiliza água para irrigação de mudas na cidade

Avatar

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé está realizando um projeto piloto para regar mudas plantadas na cidade, maximizando o uso de recursos hídricos, tornando serviços mais eficientes e minimizando a possibilidade de perdas e desperdícios de um recurso cada vez mais importante no planeta.

O projeto vem sendo realizado em conjunto com a BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de tratamento de água e esgoto no município, e por meio da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade.

“É uma solução consciente, já que grandes volumes de água potável podem ser poupados pelo reuso da água. Ou seja, promover o uso sustentável é uma ótima alternativa para o aumento da disponibilidade desse valioso recurso para fins em que realmente há a necessidade de potabilidade”, comentou o diretor da BRK Ambiental, Sergio Trentini.
O governo municipal explicou que a água de reuso é residuária do tratamento de efluentes sanitários das estações da cidade e está dentro de padrões estabelecidos para a sua reutilização, mas como não tem qualidade de água potável, é aproveitada em diversas atividades, como limpeza de ruas, irrigações paisagísticas, lavagem de carros e equipamentos, manutenção de redes de esgoto, entre outras.
A prefeitura revelou que o caminhão pipa identificado como sendo de água de reuso residuária do tratamento de esgoto está circulando para regar as mudas plantadas sob a supervisão da Coordenadoria de Arborização e Paisagismo, da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade.
Ainda de acordo com a prefeitura, até meados de 2020 a Coordenadoria de Arborização e Paisagismo tem por objetivo plantar mais 2.500 mudas, além das que já foram plantadas em áreas como a entrada da Lagoa de Imboassica, a Praia do Pecado, o Lagomar, a Glória, e o entorno do Shopping Plaza.
“Foram plantadas mil mudas durante este ano e a nossa intenção é fazer logo nas primeiras semanas de janeiro o plantio em toda Avenida Amaral Peixoto. Podemos avaliar que o nosso trabalho foi positivo, no entanto, quanto mais áreas arborizadas, melhor qualidade do nosso ar”, conclui a Coordenadora de Arborização e Paisagismo, Alessandra Veloso.

Mais lidas da semana