Mídias Sociais

Política

Programa Startup Macaé promove reunião com empresas para fomentar o desenvolvimento no município

Avatar

Publicado

em

 

Na última semana, representantes de grandes empresas se reuniram na sede do Programa Startup Macaé para discutir a formação do Comitê Consultivo de Inovação, que teria o objetivo de criar ambientes mais favoráveis à inovação no município.

De acordo com a prefeitura, as medidas visariam ainda o fortalecimento dos negócios com startups, e contarão com a participação da Petrobras, da Ocyan e da Subsea 7, empresas que já possuem programas próprios desse tipo.

“[Esses programas] consistem no uso de fluxos de conhecimentos internos e externos para acelerar a inovação interna e expandir os mercados para o uso externo de inovação”, explicou a prefeitura.

Segundo a coordenadora do Programa Startup Macaé, Luiza Neto, a tecnologia alcançou altos níveis de complexidade, sendo fundamental para as empresas unirem forças para continuar inovando.

“Por outro lado, a evolução das tecnologias de comunicação e a criação de plataformas de conexão entre empreendedores, universidades e empresas, como o Startup Macaé, facilitam às empresas no processo de inovação, dando maior agilidade e diluição dos riscos. Desta forma, colaboram para os objetivos organizacionais de redução de custos ou criação de novos mercados”, ressaltou o município.

A prefeitura diz ainda que, no encontro, foram trocadas experiências entre os programas corporativos de inovação das empresas participantes, além de promover a interação com as startups TOSS, T&D Sustentável, Emapx e Eneltec.

Além disso, com o objetivo de aprimorar o conhecimento em temas de interesse comum, o encontro teve a participação do escritório Pinheiro Lima & Guedes Saggioro – Advogados Associados, que apresentaram leis de incentivos fiscais à inovação.

“Após o sucesso da troca de conhecimentos e ideias do primeiro encontro, foi definida periodicidade quinzenal para realização de novas rodadas, que deverão incluir outras empresas que possuam programas formais de relacionamento com as startups”, concluiu a prefeitura.

Mais lidas da semana