Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Macaé divulga dados do Dia D de vacinação contra o sarampo, com imunização de 2.357 pessoas

Avatar

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé divulgou nesta segunda-feira, 9, os resultados do Dia D de vacinação contra o sarampo, que aconteceu no último sábado, 7, em diversas cidades do Estado do Rio e em todo o país.

Segundo a prefeitura, em Macaé, foram 2.357 pessoas imunizadas em ação que fez parte da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que prossegue até esta sexta-feira, 13, e tem meta de imunizar pessoas na faixa etária de 6 meses a 59 anos, não vacinadas ou com vacinação incompleta.

No município, 10 mil doses haviam sido disponibilizadas durante o dia, mas, segundo a responsável pelo Programa de Imunização de Macaé, Luciana Santos, grande parte da população já está imunizada contra a doença, levando em consideração o tempo de campanha e o fato da vacina fazer parte do calendário de rotina de imunização.

“A vacina é a única forma de prevenção do sarampo e ela pode ser encontrada nos Postos de Saúde (PSs) durante todo o ano. Quem tem dúvida se foi vacinado ou não, ou não tem o cartão de vacinação, pode tomar uma dose a mais. O maior risco é não estar vacinado”, explicou Luciana Santos.

Sobre a vacinação contra o sarampo, a Prefeitura de Macaé revelou que a dose disponível é a tríplice viral, que protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola, e ressaltou a importância de levar a caderneta de vacinação para ser avaliada pelos profissionais da unidade.

O Ministério da Saúde também ressaltou que o sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, e que pode ser fatal, além de reforçar que sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra, ou respira próximo de outras pessoas.

A Campanha de Vacinação contra o Sarampo no Estado do Rio acontece desde o dia 13 de janeiro, e já imunizou cerca de 700 mil pessoas em todo território fluminense, de acordo com o Governo Estadual do Rio.

O número corresponde a 23,3% da meta definida pelas autoridades sanitárias estaduais, segundo foi divulgado pelas autoridades no site da Agência Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação, órgão oficial de comunicação do governo federal.

No total, foram registrados 658 casos de sarampo desde o ano passado, sendo 412 em crianças com até 9 anos de idade. De janeiro até 3 de março, foram confirmados 196 casos da doença, enquanto a meta do governo estadual é vacinar 3 milhões de pessoas entre 6 meses e 59 anos de idade para evitar uma possível epidemia da doença.

Mais lidas da semana