Mídias Sociais

Política

Prefeituras e Macaé e Cabo Frio marcam novas reuniões para debater retorno das aulas presenciais em seus municípios

Publicado

em

 

O retorno das aulas presenciais na rede pública municipal foi tema de debates nesta semana em Macaé e em Cabo Frio, duas das maiores cidades da região do entorno da Bacia de Campos, e que se adiantam na discussão do assunto.

Em Macaé, o prefeito Welberth Rezende (CIDADANIA) vem fazendo reuniões com representantes de sindicatos, das secretarias de Saúde e de Educação, e do Ministério Público do Estado do Rio (MPRJ) para tratar do retorno às atividades escolares presenciais de modo gradual e segmentado.

No encontro da última quinta-feira, 4, a equipe do prefeito apresentou aos membros do MPRJ uma prévia do plano de volta às aulas nas redes pública e privada, com um cronograma escalonado, planejamento elaborado pela Secretaria de Saúde.
“Queremos voltar com segurança. Entendemos o momento que estamos vivendo e, buscamos junto de especialistas a melhor forma de fazer isso acontecer”, afirmou Welberth Rezende, que vem se reunindo com pediatras, professores e sindicatos para dialogar sobre a volta às aulas presenciais.
O assunto esquentou em Macaé nesta semana após a participação do próprio prefeito e de representantes da Secretaria de Saúde em sessões da Câmara Municipal nesta semana, quando as profissionais da Saúde que participaram da sessão da última quarta-feira, 3, foram enfáticas e até duras em alguns momentos ao cobrar urgência no retorno das aulas presenciais.

A Câmara, por sinal, também não ficou parada nas discussões das sessões desta semana, e defende a ampliação do diálogo não apenas com profissionais da Educação e da Saúde, mas também com o meio acadêmico e com as famílias dos estudantes.

A pauta foi debatida nesta quinta-feira pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara, cujo presidente, o vereador Professor Michel (PATRIOTA) reforçou a importância de verificar quais unidades da rede pública municipal de ensino estão preparadas para o retorno.

“Também há o caso das escolas particulares, que correm o risco de encerrar atividades. Se nada for feito, teremos mais pessoas desempregadas, o que seria muito ruim para a cidade”, alertou Professor Michel.

Assim como haviam feito na última sessão da Casa nesta quarta-feira, a vereadora Iza Vicente (REDE), membro titular da comissão, e o vereador Thales Coutinho (PODE), membro suplente, voltaram a defender a realização de uma audiência pública para discutir o tema com a sociedade, lembrando as dúvidas de pais e responsáveis e também de profissionais da Educação.

Na quinta-feira, o vereador do PODE, inclusive, protocolou em requerimento solicitando à Câmara a realização da audiência, matéria que pode entrar na pauta para apreciação e votação já na próxima semana.

“Assim como disse a Iza, também acredito no diálogo com as partes envolvidas. O vírus continua presente e todos os cuidados precisam ser redobrados”, salientou Thales Coutinho.

Já na reunião do Executivo com o MPRJ, ficou definido que haverá um novo encontro na manhã nesta terça-feira, 9, com membros das pastas da Educação e da Saúde, para a conclusão da elaboração do protocolo de retorno, que incluirá informações referentes à segurança sanitária e também relativas a aspectos pedagógicos.
“Após a finalização do plano de retorno, todos os itens que o compõem serão amplamente divulgados, através dos veículos oficiais de comunicação da Prefeitura de Macaé, para que as escolas tenham tempo hábil e possam se adequar aos protocolos e cuidados a serem observados. A Prefeitura de Macaé, através da Vigilância Sanitária, promoverá também vistorias nas escolas municipais e particulares. Caso a unidade de ensino apresente as devidas adequações ao protocolo municipal de retorno às aulas, terá a autorização para funcionar nesta modalidade”, garantiu o município.

Em Cabo Frio, a equipe do prefeito José Bonifácio (PDT) agendou para este sábado, 6, mais uma reunião do chamado Gabinete de Soluções contra a Covid-19 (sigla, em inglês, para Coronavirus Disease 2019) para debater o tema da volta às aulas presenciais no município.

De acordo com o município, mesmo se recuperando do coronavírus, o prefeito confirmou sua participação no encontro virtual, que contará ainda com representantes do governo municipal, das escolas particulares, de pais e responsáveis, do Sindicato Estadual dos Profissionais  da Educação (SEPE), e também dos hospitais particulares do município.

“Embora a discussão seja sobre o retorno ou não das aulas [presenciais] em Cabo Frio, não deixa de ser também uma discussão sobre saúde. Por isso achamos importante a presença de médicos representantes dos hospitais particulares, pela necessidade de termos um panorama da ocupação das enfermarias e UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo) também nessas unidades”, explicou José Bonifácio.

O encontro virtual para debater o retorno das atividades escolares presenciais em Cabo Frio está marcado para as 9h deste sábado, com transmissão ao vivo pela página da prefeitura no Facebook.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana