Em visita ao Rio de Janeiro nessa quinta-feira, 21, o prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto (PL), participou do lançamento oficial do Programa Sentinela, do governo estadual, que prevê a implantação de 200 mil câmeras de monitoramento em todo o território fluminense.
Considerado o maior investimento da história da segurança pública em toda a América do Sul, o programa contará com equipamentos modernos, com tecnologia de inteligência artificial, contribuindo com ações de segurança do Estado e dos municípios.
Durante o evento, o prefeito conversou com o governador Cláudio Castro (PL) e apresentou as principais demandas da cidade na área da segurança pública, como investimentos em ações integradas e a inclusão de Rio das Ostras nas próximas etapas do Programa Sentinela.
Entre as pautas que também foram levadas pelo prefeito ao governador estão o crescimento acelerado da cidade, o aumento da circulação de pessoas, especialmente em períodos de alta temporada, e a necessidade de reforço em políticas públicas de proteção.
“O programa é um avanço histórico para o Estado, mas é fundamental que cidades como Rio das Ostras, que vivem uma realidade desafiadora na segurança pública, recebam atenção especial. O governador sinalizou positivamente e reafirmou o compromisso de apoiar nosso município com mais investimentos e ações concretas”, contou Carlos Augusto.
Com previsão de atendimento a todos os 92 municípios do Estado do Rio, o Programa Sentinela visa o combate a crimes violentos, roubos, furtos, tráfico de drogas, crimes ambientais e vandalismo, fortalecendo o trabalho das forças de segurança com uso de tecnologia.