Mídias Sociais

Cidades

Prefeitura de São João da Barra faz de reuniões com Conselho Comunitário visando melhorar a segurança pública

Avatar

Publicado

em

 

Encontros mensais são vistos como importantes pelo governo municipal

A Prefeitura de São João da Barra segue realizando reuniões mensais com o Conselho Comunitário de Segurança (CCS), avalia que os encontros estão sendo importantes para a política pública de segurança do município.

“Vêm se tornando uma importante ferramenta de prevenção à violência e combate à desordem e à criminalidade no município e na região”, ponderou o governo municipal.

No último encontro, que aconteceu no auditório municipal, na última quarta-feira, 25, a prefeitura revelou que o diálogo foi sobre o planejamento de segurança, que devem nortear futuras ações da administração municipal.

Segundo o presidente do CCS, Luiz Rocha, o caminho para conter e minimizar os impactos da criminalidade é a conscientização da população, apontada como peça fundamental para denunciar atos ilícitos aos órgãos públicos de segurança.

“O cidadão não precisa ter medo e nem ter a sua identidade revelada, porém tem que entender que o seu papel de denunciante facilitará a materialização do fato criminal pela polícia no momento da prisão em flagrante”, comentou Luiz Rocha.

O discurso tentava incentivar as denúncias, anônimas ou não, da população, pois, segundo ele, essa participação poderia ajudar as instituições policiais a atender as demandas de maneira mais veloz. Mas outros temas foram debatidos.

“Entre os assuntos discutidos, estavam disciplina e palestra nas escolas, instalação de câmeras de segurança, demandas do Conselho Tutelar; a elaboração de uma cartilha de segurança, a colocação de urnas coletoras de sugestões de combate à criminalidade, e o planejamento de segurança na temporada de verão”, pontuou o presidente do CCS.

Representante do governo municipal, o Secretário de Segurança Pública, Maxwell Araújo, falou sobre o trabalho feito pela pasta, que também contou com a presença do Subsecretário, Rodrigo Machado, e do ouvidor Gersen Melo.

“Estamos trabalhando em conjunto com as forças de segurança municipal, estadual e federal um planejamento tático e estratégico de segurança para o réveillon, verão e carnaval”, informou Maxwell.

Também estiveram presentes o comandante da 5ª Companhia de Polícia Militar de São João da Barra, Luciangelo Correa, e o delegado da 145ª Delegacia de Polícia Civil (145ª DP), Carlos Augusto Guimarães, além de uma representante do Conselho Tutelar, Verônica Vasconcelos, e de outras pessoas da comunidade.

De acordo com Luiz Rocha, a próxima reunião do Conselho Comunitário de Segurança acontecerá num quarta-feira, dia 29 de novembro, e será realizada na Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa (Dofec), no bairro de Água Santa.

Tunan Teixeira

Mais lidas da semana