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Prefeitura de Macaé segue trabalhando em meio à pandemia para manter ações de manutenção na iluminação pública

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A Prefeitura de Macaé divulgou nesta segunda-feira, 20, novas informações sobre a situação da iluminação pública da cidade, que vinha recebendo, de forma rotineira, ações de manutenção e reparos na rede desde 2017.

De acordo com a Coordenadoria de Iluminação Pública (Cip), órgão que é vinculado à Secretaria Adjunta de Serviços Públicos, inserida dentro da estrutura da Secretaria de Infraestrutura, mesmo durante a pandemia do coronavírus, as ações seguem acontecendo em todos os bairros da cidade e também na região serrana.
A Cip informou nesta segunda que os trabalhos foram intensificados no último mês de junho, quando foram atendidas 1.636 solicitações de serviços, representando um aumento de 485 solicitações, ou seja, 42,13% em relação ao mês de maio.

Os serviços seriam de troca de lâmpadas, de reatores ou de cabeamentos e fios, trabalho que é feito de maneira “contínua e rotineira”, segundo a Cip, que conta com 5 equipes de profissionais que trabalham dia e noite, utilizando todos os equipamentos necessários para a prevenção do vírus, visando manter o atendimento da população.

“Destaque para os serviços executados no Morro do Santana, Cabiúnas, ao longo da Linha Azul, Malvinas, Imburo e [Parque] Aeroporto. E na região serrana, destaque para os atendimentos nos distritos de Óleo e Glicério”, revelou a coordenadoria.

Coordenador de Iluminação Pública de Macaé, Marcelo Oliveira explicou que devido o isolamento, o órgão registrou um aumento no número de pedidos de reparos, e avalia que a presença das pessoas em casa aumenta a percepção do entorno.

“As solicitações aumentaram substancialmente neste período de reclusão. É bem provável que o motivo seja que as pessoas estão mais em casa, o que aumenta a percepção do entorno; o que não acontecia com a correria do dia a dia”, entendeu Marcelo Oliveira.

Porém, para o secretário adjunto de Serviços Públicos, Júlio Antunes, as ações precisam continuar sendo feitas de maneira continuada, já que devido às condições climáticas da cidade, como a maresia, por exemplo, a deterioração dos equipamentos é constante.

“Se não fizermos constantes manutenção e ações preventivas, inclusive durante a noite, a deterioração dos equipamentos seria muito grande, pois, em nosso município, os efeitos da corrosão são muito fortes”, acrescentou Júlio Antunes.

A Cip lembra que, caso perceba problemas na rede de iluminação pública municipal, como a necessidade de reparos, a população conta com o Disque Luz, que atende pelo número 156, e funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h, com ligação gratuita desde que feita por telefone fixo, além de mensagens via WhatsApp pelo número (22) 99790-1967.

“Para fazer a reclamação é necessário que a pessoa informe o nome, rua, bairro e o número de residência mais próxima ao ponto apagado, intermitente ou piscando, ressaltando também quantos pontos apagados e a referência. Os prazos para atendimento e o número do protocolo serão fornecidos durante o atendimento”, concluiu a prefeitura.

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