Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Macaé segue, nesta semana, com ações visando a urbanização da Ilha Leocádia

Avatar

Publicado

em

 

A Secretaria Adjunta de Habitação de Macaé vem prosseguindo com as ações na Ilha Leocádia, com o objetivo de avançar no processo de levantamento socioeconômico da área, visando a urbanização de toda a localidade.

As ações atendem a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o município e o Ministério Público Federal (MPF), que determina trabalhos de saneamento, pavimentação, iluminação pública, reconstrução de ponte de acesso, área de lazer, além de equipamentos públicos, que atenderão cerca de 1.200 famílias que moram na localidade atualmente.

Na última semana, a Habitação conseguiu reunir cerca de 15 funcionários num mutirão formado por engenheiros, arquitetos, jornalista e assistentes sociais, que estiveram nas ruas da Ilha Leocádia, realizando trabalho de campo junto aos moradores.

A ação foi orientada pelos engenheiros e técnicos após um mapeamento da área, com objetivo de tornar as visitas mais proveitosas, alcançando todas as residências, e tornando o trabalho mais efetivo.

De acordo com a prefeitura, o local recebeu levantamentos, topográfico e aerofotogramétrico não tripulado, contemplando todo o perímetro da Ilha. Com isso, foi possível gerar imagens aéreas da localidade para conseguir as plantas-quadra contendo os lotes, dados que estão sendo utilizados para o cadastramento socioeconômico feito pelas equipes da Habitação.

“Com o mutirão, este cadastro chegou a atingir 60% das famílias residentes. Essa ação implica em viabilizar a implantação do Plano de Urbanização que prevê intervenções na área de saneamento básico, equipamentos de serviços públicos, áreas de lazer, entre outras que têm como objetivo a melhoria da qualidade de vida da população. O processo está de acordo com o cronograma previsto, cumprindo e alcançando os objetivos do TAC”, avaliou a prefeitura na última semana.

Segundo a secretária adjunta de Habitação, Tânia Jardim, o mutirão continua nesta semana, a partir desta terça-feira, 1 de outubro, voltando a envolver a equipe que vem trabalhando na localidade, com o objetivo de finalizar o trabalho.

Mais lidas da semana