Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Macaé retoma ação de testagem em massa em áreas de grande circulação de pessoas na cidade

Publicado

em

 

Recomeçou nesta terça-feira, 11, a ação de testagem para identificação de novos casos positivos de coronavírus, que voltaram a provocar preocupações nas autoridades municipais e estaduais, com a chegada da nova variante Ômicron, que já tem casos confirmados na região.

Segundo a Secretaria de Saúde, a ideia é intensificar as ações, chamada de busca ativa, de forma itinerante, como foi feito pela prefeitura em 2020, mas em pontos de grande circulação de pessoas, como o calçadão da Avenida Rui Barbosa, no centro da cidade.

O objetivo do governo municipal é reforçar a estratégia de mapeamento e isolamento de novos casos do coronavírus, impedindo um novo ciclo de disseminação e contágio do vírus que ainda gera preocupações nas autoridades e na população.

Os testes de antígeno serão realizados para pessoas que apresentem sintomas de síndrome gripal, mas também para pessoas assintomáticas, ou seja, que não apresentam sintomas de síndrome gripal, comuns aos casos de coronavírus e de Influenza.

Segundo a prefeitura, crianças a partir de 6 anos também poderão ser testadas, acompanhadas de pais ou responsáveis, lembrando que o resultado é liberado em menos de 30 minutos, agilizando o atendimento e impedindo a aglomeração de pessoas.

“A estratégia tem como objetivo facilitar o acesso da população à testagem, que nos permite identificar novos casos de infecção, iniciar o protocolo de isolamento, rompendo o ciclo de contágio do vírus”, explica a secretária de Saúde, Liciane Furtado.

A estratégia foi elogiada, nesta madrugada, pelo presidente da Câmara, o vereador Cesinha (PROS), através de uma série de publicações em sua conta no Twitter, chamada entre os usuários da rede social de “thread”.

“É muito importante que todos sigam os protocolos de segurança, especialmente o uso de máscara de proteção, álcool 70% e distanciamento social”, acrescentou o vereador, ressaltando ainda que “ah, e não se esqueça que a vacina é primordial e salva vidas! Verifique se você já pode tomar a 2ª dose ou o reforço (3ª dose)”, escreveu Cesinha.

A ação de testagem itinerante contará também com o mapeamento de variantes do coronavírus, com o material coletado em exames positivos sendo encaminhado para o laboratório do projeto Covid-19 (sigla, em inglês, para Coronavirus Disease 2019), do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“A estratégia de busca ativa de novos casos de Covid-19 será realizada ao longo deste mês [de janeiro]. Os novos pontos de testagem serão divulgados semanalmente”, explicou a prefeitura.

Além desta terça-feira, no Centro, a ação de testagem em massa da população acontece, nesta semana, na Praça da Associação de Moradores do Parque Aeroporto (AMPRA) nesta quarta-feira, 12; no Terminal Central, nesta quinta-feira, 13; e no Terminal do Lagomar, nesta sexta-feira, 14.

Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana