Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Macaé ressalta importância da Guarda Municipal e revela homenagem a guardas falecidos

Publicado

em

 

Agentes da Guarda Municipal se preparam para a celebração de evento com hinos hasteamento da bandeira e placas em homenagens a guardas falecidos

Celebrando o Dia Nacional da Guarda Municipal, no último dia 10, a Prefeitura de Macaé ressaltou o trabalho realizado pela Secretaria de Ordem Pública, e que participará de uma programação entre 30 de outubro e 3 de novembro.

De acordo com o governo municipal, a partir das 9h, haverá hasteamento de bandeiras e execução dos hinos nacional e de Macaé, no pátio da Secretaria de Ordem Pública, com descerramento da placa do prédio em homenagem ao guarda municipal Nilo Bocampagni, já falecido.

Na mesma data haverá entrega de certificados de reconhecimento aos servidores da Secretaria de Esportes pelos serviços de parceria. A semana comemorativa prossegue no dia 31 de outubro com o descerramento da placa do anexo em homenagem ao guarda municipal Sandro Marques, também falecido.

Durante as celebrações, servidores da Divisão Especial da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan) e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) irão receber certificados de reconhecimento pela parceria com a Secretaria de Ordem Pública.

No dia 1 de novembro haverá inauguração do Canil do Grupamento de Operações com Cães, quando também haverá entrega de certificados de reconhecimento aos representantes Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Ambiental de Macaé, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

E para encerrar, nos dias 2 e 3 de novembro, serão realizados a formatura e o café da manhã com a equipe da secretaria, que é responsável pela implementação de políticas públicas na área de segurança urbana e prevenção da violência.

Além dos guardas municipais, a estrutura possui guardas ambientais, guardas seniores e guardas mirins, que, segundo o governo municipal, “personificam o órgão em sua importante missão diária de atuação pela proteção de bens e serviços do patrimônio público e recursos naturais”.

Para o Secretário de Ordem Pública, Sebastião Carneiro, a equipe da pasta tem realizado um bom trabalho na segurança pública do município, responsável pelo cuidado com o patrimônio público da cidade.

“Somos uma equipe, um time, que tem compromisso com o município e os macaenses. Nossas frentes de trabalho ocupam integralmente nossa atenção e atuação, pois estamos presentes em todos os lugares, lidando com pessoas, sentimentos e necessidades diversas”, destacou o secretário.

De acordo com a prefeitura, as atribuições da Ordem Pública são de exercer o poder de polícia administrativa para notificar, interditar, desinterditar, demolir, requisitar, penetrar na propriedade, remover pessoas e multar, com atuações nas operações de demolição e reintegração de posse em áreas invadidas.

A pasta é responsável ainda por organizar, controlar e fiscalizar os depósitos públicos para veículos e animais apreendidos, além das atividades de Defesa Civil para emergências e prevenção de desastres.

Atualmente, a Secretaria de Ordem Pública conta com as Secretarias Adjuntas de Segurança e de Defesa Civil; com a Corregedoria Geral; com as Consultorias Técnicas; com a Coordenadoria Geral do Gabinete de Gestão Integrada (GGIM); com a Ouvidoria Executiva; com a Junta de Recrutamento Militar; as Guardas Municipal e Ambiental; além de assessorias coordenadorias.

De acordo com a prefeitura, a GGIM agiliza a comunicação entre os órgãos que o integram, apoiando as ações e programas municipais, estaduais, federais, responsáveis pela fiscalização, segurança pública e defesa social, na prevenção e repressão da violência e da criminalidade.


 

Mais lidas do mês