Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Macaé prepara lançamento de aplicativo para ampliar canais de comunicação com a população

Avatar

Publicado

em

 

Depois de divulgar 40 contas do Twitter de órgãos da administração municipal, a Prefeitura de Macaé lança um aplicativo visando ampliar a comunicação com a população, que já conta os canais do site institucional, da página no Facebook, e do perfil no Instagram.

Segundo o município, o movo APP Macaé está em fase de teste, mas já disponível para download nos sistemas Android, com previsão de chegada em breve também em iOS, com as funcionalidades sendo lançadas progressivamente, a partir da 2ª quinzena de fevereiro, em parceria com as secretarias municipais.

“A proposta é oferecer aos cidadãos informações sobre trânsito, itinerários e horários de ônibus, ocorrências relacionadas à mobilidade urbana, iluminação pública e agendamentos”, explicou a prefeitura.

Além disso, informações sobre educação, saúde e até mesmo negociações online por meio da Procuradoria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) devem ser outros serviços disponíveis, conforme revelou o município.

A iniciativa é do Laboratório de Inovação em Gestão Pública (Inova Macaé), vinculado à Secretaria Adjunta de Planejamento, ligada à Secretaria de Administração.  O Inova Macaé funciona no prédio do Programa Startup Macaé, na Praia dos Cavaleiros.

De acordo com o secretário adjunto de Planejamento, José Manuel Alvitos, a proposta é construir um “governo 4.0”, que consiste em tecnologias para  melhorar os serviços públicos e mudar a interação entre governo e cidadãos.

“Com foco na modernização da gestão pública, a ideia é promover soluções com mais rapidez e eficiência. Pelo aplicativo, será possível realizar agendamentos de serviços públicos diretamente pelo celular, sem a necessidade de o cidadão se deslocar presencialmente aos órgãos públicos como acontece hoje, gerando economia de tempo e recursos aos munícipes”, pontuou o secretário.

Coordenador do Inova Macaé, Jerônimo Santos destacou a importância do aplicativo no intuito de fortalecer o controle social dos atos públicos, fiscalizando as ações dos agentes e dos serviços públicos, melhorando a comunicação com a população da cidade.

“O cidadão terá acesso, por exemplo, a escala de trabalho dos agentes públicos e as gravações em tempo real do Hospital Público Municipal (HPM) Online, que passará a ser disponibilizada no APP Macaé”, avaliou o coordenador.

Segundo a prefeitura, a ideia surgiu coletivamente por meio dos alunos do curso de pós- graduação em gestão pública, que foi oferecido gratuitamente aos servidores públicos municipais, e realizado com professores voluntários.

“Em uma atividade complementar ao curso, com parceria da Secretaria Adjunta de Planejamento, e da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, cerca de 90 servidores realizaram pesquisa etnográfica junto ao cidadão com o objetivo de saber quais as funcionalidades eram as mais importantes para a realidade específica do município de Macaé. Nas oficinas realizadas, foram utilizadas ferramentas inovadoras de gestão pública, como o design thinking¸ que constrói políticas públicas levando-se em consideração os anseios do cidadão e o SCRUM, um método inovador de gestão de equipes para gerar resultados. A partir desse modelo único no país foi possível construir uma rede de cooperação em gestão pública local em formato de tríplice hélice: mercado, governo e universidades unidos para gerar resultados. O saldo dessa trajetória é a construção de uma tecnologia ofertada ao cidadão sem que se houvesse a realização de licitações e contratações externas, tendo em vista que toda a tecnologia produzida partiu do conhecimento compartilhados pelos servidores públicos municipais, por parceiros e apoiadores”, concluiu o município.

Mais lidas da semana