Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Macaé lança projeto para recuperação das praças do município

Avatar

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé começou a implantar nesta terça-feira, 18, as duas primeiras bases fixas, no centro da cidade, dando início ao projeto A Praça É Nossa, que tem como objetivo reocupar as praças do município.

O projeto, da Secretaria de Ordem Pública, está presenta na Praça Veríssimo de Melo com 1 micro-ônibus que servirá como base 24 horas por dia, tendo o apoio de uma viatura da Guarda Municipal (GM), enquanto na Praça Washington Luiz, o posto fixo está sendo reocupado diariamente.

“A principal finalidade deste projeto é a reocupação desses espaços para que a população sinta a presença da Guarda Municipal, que está ali à disposição dos próprios munícipes. A presença inibe os furtos e roubos e também os usuários de drogas. Com a união de forças do município, já realizamos várias ações na Praça Veríssimo de Melo para a revitalização desse espaço. Agora, com o ônibus permanentemente, 24 horas, além de uma viatura, vamos oferecer mais segurança não só na praça, mas também em todo entorno”, explicou o secretário de Ordem Pública, Daniel Bandeira.

De acordo com o governo municipal, o projeto faz parte de uma nova ótica de postura da GM, conforme ressaltou o próprio secretário, que chegou a dizer que o “lugar da Guarda Municipal é na rua, não no quartel”.

Neste início do projeto, a Praça Veríssimo de Melo recebeu intervenções de poda de árvores, melhorias na iluminação pública, reforma na rede elétrica e dos banheiros, e também ações junto aos ambulantes que atuam no local.

Na praça, o micro-ônibus ficará estacionado próximo ao parquinho e também contará com a presença da Guarda Sênior, que estará no local das 8h às 17h, para dar informações turísticas a moradores e visitantes do centro da cidade.

“Também contaremos com o ciclopatrulhamento [patrulhamento com bicicletas] pelas ciclovias/ciclofaixas da Imbetiba, Papa João XXIII, Teixeira de Gouveia, e entorno da Praça Veríssimo de Melo”, explicou o comandante da GM, Carlos Rodrigues.

O governo municipal acrescentou ainda que a base da Praça Washington Luiz está recebendo melhorias em sua estrutura, ressaltando que o espaço conta também com a Junta Militar, uma base da Secretaria de Esportes e uma Academia Popular.

“Esse é um pacote de medidas que visa a presença dos agentes 24 horas [por dia] em pontos fixos nesses locais, além da circulação do efetivo por meio de ronda. É um pacote de medidas com apoio de diversos órgãos da prefeitura”, pontua o secretário Adjunto de Segurança, Marco Moura.

As ações para implantação do projeto A Praça é Nossa contam com apoio das secretarias de Infraestrutura; de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade; de Mobilidade Urbana; de Fazenda; e as secretarias adjuntas de Serviços Públicos; e de Interior; além da Coordenadoria de Iluminação Pública; e do 32º Batalhão de Polícia Militar (32º BPM).

Mais lidas da semana