Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Macaé lança edital do Programa Startup Macaé para incentivar desenvolvimento tecnológico

Avatar

Publicado

em

 

Prefeitura acredita em febre de startups para fomentar iniciativas para a difusão do conhecimento e o desenvolvimento de empreendimentos inovadores, incentivar a cultura de inovação tecnológica, criatividade e empreendedorismo

Começam no próximo dia 4 de fevereiro as inscrições para o Programa Startup Macaé: Apoio ao Desenvolvimento do Sistema de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica, que visa fomentar iniciativas que ajudem a difundir o conhecimento e o desenvolvimento de empreendimentos criativos no município.

Com o lançamento do edital, o modelo de negócios já bem conhecido no cenário internacional, com cada vez mais força no Brasil, ganha destaque em Macaé.

“As startups se tornaram uma febre, principalmente pela relação de baixo custo de investimentos e manutenção”, entende a prefeitura.

A iniciativa é mais uma da atual gestão mirando o incentivo da cultura de inovação tecnológica na cidade, além de alinhar as demandas tecnológicas do mercado e da sociedade ao potencial de desenvolvimento de novos negócios por startups, pesquisadores e estudantes.

De acordo com o edital publicado nos atos oficiais do município nesta terça-feira, 29, serão oferecidas 3 modalidades de bolsas, sendo 15 bolsas de Desenvolvimento Tecnológico, no valor de 5.000 reais; 10 bolsas de Apoio Tecnológico, no valor de 2.500 reais; e 20 bolsas de Iniciação Tecnológica, no valor de 1.000 reais.

Os recursos serão pagos aos bolsistas em 12 parcelas mensais, podendo, segundo texto do edital, a prefeitura incluir recursos adicionais. As inscrições terminam no dia 1 de março, e o início do programa está marcado para o dia 1 de abril.

“A expectativa é que tenhamos trabalhos de pesquisa e inovação em 3 vertentes, tecnologias para incrementar fatores de recuperação em campos de óleo e gás, energias renováveis e aplicativos em saúde. Temos vários bons exemplos do papel desse modelo de negócio no novo cenário econômico. O edital do processo seletivo é o primeiro passo para entrarmos de forma concreta no circuito das startups. Com isso, marcamos o início de uma nova fase de fomento à inovação, conhecimento, empreendedorismo e novos empregos”, comentou o Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio (sem partido).

O edital completo está disponível do portal da prefeitura, através do endereço eletrônico, macae.rj.gov.br. As inscrições poderão ser feitas de 4 de fevereiro a 1º de março, também pelo site. A lista dos selecionados será divulgada no dia 22 de março, com o início do programa previsto para o dia 1º de abril.


 

Mais lidas do mês