Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Macaé lança aplicativo Macaé App para melhorar relacionamento entre cidade e população

Avatar

Publicado

em

 

Em evento realizado nesta quarta-feira, 12, a Prefeitura de Macaé anunciou o lançamento do aplicativo Macaé App, desenvolvido para melhorar a comunicação e o relacionamento entre o município, moradores e turistas.

Criado a partir de pesquisa acadêmica de servidores municipais, a expectativa do governo municipal é de que a ferramenta facilite o dia a dia da população, com mecanismos de relacionamento com a prefeitura de maneira fácil, direta e sem burocracia, colocando a gestão do município de vez na era digital.

Grande incentivador do uso das tecnologias para facilitar a comunicação com a população, o prefeito Dr. Aluizio (PSDB), que desde o início desse ano vem usando o Twitter para receber demandas e apresentar soluções à população, destacou a importância da ferramenta.

“Cada vez mais as pessoas lançam mão de aplicativos para as mais variadas atividades no dia a dia. Colocar o serviço público dentro deste cenário é um grande avanço e vai ao alcance do momento pujante que a cidade vive, de ser reconhecida muito além do petróleo e gás, e sim, como uma cidade que vive e incentiva o conhecimento”, avaliou o prefeito.

À frente do Laboratório de Inovação em Gestão Pública – Inova Macaé, o secretário adjunto de Planejamento, José Manuel Alvitos, explicou que o novo aplicativo da prefeitura não pretende substituir os meios de comunicação já existentes entre a prefeitura e a população, mas melhorar o acesso dos usuários aos serviços da cidade.

“O Macaé App não invalida as outras formas de contato com os órgãos municipais. Mas, a ferramenta visa dar dinâmica para a prestação de um trabalho com mais eficiência, por meio da inteligência e inovação”, comentou José Manuel Alvitos.

Coordenador do Inova Macaé, Jerônimo Santos reforçou que o aplicativo atende a necessidade de modernização da administração municipal na forma de se relacionar e atender de fato as demandas da população.

A prefeitura explicou também que, por enquanto, o Macaé App está disponível para download de forma gratuita, mas apenas para celulares Android ou ainda pelo computador, através do link, app.vc/macaeapp.  Usuários de aparelhos com o sistema iOS ainda precisarão esperar para utilizar o aplicativo, mas o governo municipal garante que isso acontecerá “futuramente”.

O município revela que, pelo aplicativo é possível obter informações sobre a cidade, indicadores das políticas públicas, notícias e serviços, como é o caso da aba Fiscaliza Macaé, por onde o cidadão pode encaminhar solicitações de serviços públicos em diferentes áreas como iluminação, poda de árvore, buracos em via pública, entre outros, encaminhando o pedido de forma identificada ou anônima, com envio de fotos e outros arquivos.

Também de acordo com a prefeitura, o Macaé App ainda é oferecido em parceria com a empresa de soluções em cidades inteligentes, a Sourbano, que permite aos usuários terem acesso a dados sobre o transporte público do Sistema Integrado de Transportes (SIT), como linhas, itinerários e horários dos ônibus da cidade.

“Sendo uma ferramenta de interação dinâmica, o app está em constante aprimoramento, recebendo novas funcionalidades e sugestões tanto dos setores administrativos da Prefeitura de Macaé quanto do usuário. Essa aproximação torna o Macaé App um importante canal de comunicação, colocando como prioridade o atendimento das necessidades do macaense, tudo isso ao alcance das mãos”, acredita a prefeitura.

Mais lidas da semana