Eleito com base em Macaé, Laterça obteve 78 pontos no ranking e sobre ele pesou a defesa de temas relacionados ao combate à corrupção.
O deputado federal Felício Laterça (PSL) alcançou a maior pontuação entre os 513 parlamentares da Câmara, segundo pesquisa do Ranking dos Políticos, lista que avalia a atuação dos parlamentares. Eleito com base em Macaé, Laterça obteve 78 pontos no ranking e sobre ele pesou a defesa de temas relacionados ao combate à corrupção, como o Pacote Anticrime, do ministro Moro e o fato de ter aberto mão de privilégios, como por exemplo a aposentadoria especial dos deputados (Felício abriu mão, optando pelo Regime Geral).
O ranking considera a presença nas sessões, economia nos gastos com a cota parlamentar, ficha limpa e voto nas principais decisões do Congresso. Felício é delegado federal de carreira e ex- titular da Delegacia de Polícia Federal de Macaé. Aqui na região comandou operações que desmantelaram esquema de corrupção em cidades como Cabo Frio e Macaé. Foi eleito com 47 mil votos e está em seu primeiro mandato em Brasília.
Últimos colocados
O último colocado no Ranking dos Políticos é o senador Acir Gurgacz (PDT-RO) com 1.062 pontos negativos. Desse total, 1.000 pontos negativos são referentes a processos judiciais. Gurgacz foi condenado por crimes contra o sistema financeiro; ele cumpre pena atualmente no regime aberto, o que permite que exerça o cargo.
O penúltimo colocado é o ex-senador e atual deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG), com 795 pontos negativos. A maioria dos pontos foi “retirada” também por processos judiciais e pelo fato de Aécio ter tido seu nome citado na delação da JBS. Joesley Batista, sócio da empresa, relatou à Procuradoria-Geral da República (PGR) que o então senador teria recebido uma mesada de R$ 50 mil, durante dois anos.