Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Macaé intensifica ações contra proliferação do mosquito Aedes aegypti em diversos bairros da cidade

Avatar

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé continua intensificando as ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya e da zika, em diversos bairros e localidades da cidade.

As ações são realizadas por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), ligado à Secretaria de Saúde, e significam a manutenção de uma rotina de vistorias em domicílios e terrenos, tanto da região central quanto da região serrana do município.

As ações de orientação e as atividades educativas também estão sendo intensificadas. Nesta semana, as ações, que estão sendo feitas desde o início do verão, em 2019, e prosseguem neste início de ano, aconteceram nesta quarta-feira, 12, com equipes do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), da Estratégia Saúde da Família (ESF), do Programa Saúde na Escola (PSE), além do CCZ, realizando diversas ações no Espaço Golfinho, Lagomar.
“Crianças e adultos puderam saber mais sobre os hábitos, evolução e doenças transmitidas pelo mosquito, e como evitar que ele nasça. Todos participaram de atividades lúdicas com jogos educativos, pintura, vídeos e um microscópio mostrando todas as fases do ciclo de vida do mosquito (ovo, larva, pupa e adulto)”, explicou a prefeitura.

Ainda de acordo com a prefeitura, os agentes de combate a endemias realizam diariamente a inspeção de caixas d’água, calhas, depósitos de armazenamento de água, ralos, como também alertam os moradores da necessidade de tomar medidas preventivas para evitar que os mosquitos possam se procriar.

Também participando da ação, a equipe de Pontos Estratégicos fez um trabalho nos cemitérios, borracharias, ferros velhos, empresas e praças, entre outros locais. O coordenador do CCZ, Flávio Paschoal, lembra que a melhor forma de evitar as doenças transmitidas pelo Aedes é fazer com que o mosquito não nasça.

“Essa é a forma mais eficiente de combate, e o cidadão tem papel fundamental na prevenção, em parceria com o poder público”, ressaltou o coordenador do CCZ.

O município também informou que as equipes percorrem a cidade para atendimento das denúncias da população, como a verificação dos imóveis abandonados, piscinas sem manutenção e colocação de telas em caixas d’água.
O próximo grande mutirão contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti acontecerá no próximo dia 19, quando acontecerá o Dia D contra o Aedes, com ações em toda cidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-022 6461 ou pelo Whatsapp, através de o número (22) 99864-4073.

Mais lidas da semana