Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Macaé intensifica fiscalização aos ônibus da SIT e pode antecipar licitação do transporte público

Publicado

em

 

Alvo de muitas reclamações na cidade, a empresa Sistema Integrado de Transporte (SIT), responsável pela concessão do serviço de transporte público coletivo em Macaé, recebeu, nesta semana, uma equipe da Coordenadoria Geral de Transportes, ligada à Secretaria de Mobilidade Urbana.

De acordo com a Prefeitura de Macaé, a visita à garagem da SIT tinha o objetivo de intensificar a fiscalização dos veículos que atendem o transporte coletivo urbano, e contou com a presença de vários fiscais de transportes, do coordenador geral de Transportes, Luiz Carlos Moreira, e do secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.

Na ação, a equipe vistoriou a oficina da empresa para acompanhar e verificar os processos de manutenção dos ônibus que atendem o transporte de passageiros do município devido ao aumento de veículos que vêm apresentando problemas.

Segundo o coordenador de manutenção regional da SIT, Diego Rodrigues, a manutenção preventiva é realizada todos os dias por mecânicos, com avaliação de vários itens, como freios e sistema pneumático.

“Quando os veículos não apresentam nenhum problema, recebem limpeza e abastecimento. Se apresentarem defeito, os ônibus são encaminhados para a oficina da própria garagem pela manutenção”, contou a prefeitura sobre as explicações dadas pela SIT.

A fiscalização na garagem foi realizada após reunião da Secretaria de Mobilidade Urbana com a diretoria da concessionária, na qual foram cobradas melhorias dos veículos que atendem a população do município.

“Intensificamos ainda mais as fiscalizações e estamos cobrando à concessionária que melhore o serviço que é prestado à população que usa o transporte diariamente. Conseguimos avançar em alguns pontos, desde janeiro, como a ampliação da frota, em mais de 80%. O trabalho da Coordenadoria [Geral] de Transportes junto à concessionária é constante com cobranças, inclusive, autuações dentro do que estabelece o contrato de concessão. Estamos atentos e não vamos nos furtar a seguir com o nosso trabalho para termos um transporte melhor”, avaliou Jayme Muniz.

A prefeitura lembra que a intensificação da fiscalização nos ônibus da SIT acontece em paralelo ao processo para a realização de uma nova licitação do transporte, mesmo com a atual concessão terminando apenas em 2025.

“A secretaria está preparando uma nova licitação. Caso a concessionária não consiga se adequar nas melhorias necessárias para a população, o processo para uma nova concessão será antecipado. Também está em andamento pela Coordenadoria de Transportes o processo de readequação de linhas para atender melhor a demanda de diversos bairros”, concluiu o município.

Mais lidas da semana