Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Macaé intensifica ações contra o Aedes aegypti com mobilizações pelos bairros da cidade

Avatar

Publicado

em

 

Intensificando as ações de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti no município, a Prefeitura de Macaé prossegue com o trabalho de mobilização ao transmissor de doenças como a dengue, a chikungunya, e a zika.

Na última semana, a Secretaria de Saúde mobilizou equipes do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), da Estratégia Saúde da Família (ESF), do Programa Saúde na Escola (PSE) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para realizasrem diversas ações no Lagomar, um dos bairros mais populosos da cidade.

Na unidade da ESF, os usuários foram recebidos pelos agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde, que frisaram a importância de medidas para evitar que o mosquito se prolifere, explicando o ciclo de vida do inseto com demonstrações de larvas e jogos pedagógicos.
Durante a ação, a equipe também percorreu as ruas orientando a população, vistoriando imóveis, e fazendo um levantamento de reclamações dos moradores do bairro para encaminhamento aos setores da pasta da Saúde.

A prefeitura ressaltou que o trabalho intersetorial segue até esta quinta-feira, 13, com mutirões em diversos bairros, tendo como o Dia D de mobilização, o próximo dia 19, quando toda a população será convocada para que eliminem possíveis focos do inseto nas casas, escolas, prédios públicos, bares, restaurantes, entre outros locais.
Nestas terça e quarta-feira, 11 e 12, o município promoverá palestras na Escola Municipal Paulo Freire, e ainda nesta quarta, uma equipe segue no Lagomar, no Espaço Golfinho, na parte da tarde, embora a prefeitura não tenha divulgado o horário.
Entre as orientações do governo municipal, estão, guardar garrafas, baldes ou latas vazias de cabeça para baixo; lavar com escova e sabão as vasilhas de água e de comida dos animais pelo menos uma vez por semana; retirar a água de bandejas externas da geladeira pelo menos uma vez por semana, além de lavar bandejas com sabão; não deixar acumular água na parte debaixo de torneiras de bebedouros e filtros de água; tratar piscinas com cloro; e guardar os pneus velhos sem água, em locais cobertos.

Mais lidas da semana