Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Macaé inicia projeto piloto de coleta seletiva de lixo com 6 ecopontos instalados na cidade

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé anunciou nessa semana o início de um projeto piloto visando a coleta seletiva de lixo, atendendo uma demanda antiga da população e uma necessidade urgente da cidade para a preservação do meio ambiente.

O projeto, de responsabilidade da Secretaria Adjunta de Serviços Públicos, vinculada à Secretaria de Infraestrutura, consiste na separação de resíduos conforme o potencial de reciclagem de cada uma das 5 categorias, papel, plástico, metal, vidro e não recicláveis.

Entre os muitos benefícios da coleta seletiva estão a redução da quantidade de lixo enviado aos aterros sanitários, a economia de recursos naturais e energia, a geração de renda para os catadores de materiais recicláveis, a diminuição da poluição do solo, da água e do ar, e a melhoria da saúde pública e da qualidade de vida.

Para facilitar a separação, a Secretaria Adjunta de Serviços Públicos instalou 6 ecopontos em locais estratégicos da cidade, onde os moradores podem depositar seus materiais nas lixeiras adequadas, conforme as cores, azul para papel, vermelho para plástico, amarelo para metal, verde para vidro e cinza para não recicláveis.

“É importante ressaltar que essas lixeiras são destinadas apenas para os resíduos recicláveis e não para o lixo comum doméstico, que segue sendo recolhido pela secretaria em dias e horários habituais”, ressaltou a prefeitura.

Os ecopontos estão localizados no calçadão da Avenida Rui Barbosa, nos 2 extremos da via; na Cidade Universitária; na sede da Secretaria de Saúde; e nos condomínios, Vale dos Cristais, na Lagoa de Imboassica, e Total Ville 3, na Virgem Santa; e as coletas acontecerão sempre às quintas-feiras, podendo aumentar de acordo com a demanda.

Segundo a prefeitura, o projeto piloto de coleta seletiva de lixo também abrange 2 prédios da administração pública, com o planejamento sendo estendido às escolas do município, com o objetivo de reforçar a educação ambiental.

Para a realização do serviço, o município adquiriu 1 caminhão próprio e apropriado para o transporte dos resíduos separados, que auxiliará a equipe de coleta que está sendo treinada para garantir a eficiência e a segurança do trabalho.

Depois de coletados pela Secretaria Adjunta de Serviços Públicos, os materiais serão levados para o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) de Macaé, onde serão tratados, com o resto destinado às empresas recicladoras e cooperativas de catadores, gerando renda e inclusão social.

“A Secretaria Adjunta de Serviços Públicos conta com a parceria da população para o sucesso da coleta seletiva em Macaé. Para isso, é fundamental que os moradores se informem sobre como separar o lixo corretamente e colaborem com o serviço, depositando os materiais nos locais indicados. Assim, todos poderão contribuir para um município mais limpo e sustentável. A secretaria disponibilizará panfletos educativos no carro da coleta seletiva. Mais informações estão disponíveis nos links abaixo ou pelo telefone: (22) 2772-7400”, explicou a prefeitura.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana