Mídias Sociais


Política

Prefeitura de Macaé inaugura nova UBS do Lagomar e reforça metas da nova gestão municipal da Saúde

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé inaugurou, na tarde desta terça-feira, 31 de maio, a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Lagomar, ampliando o acesso à rede pública municipal primária de atendimento à saúde.

Segundo o governo municipal, a inauguração da nova unidade, em um dos bairros mais populosos da cidade, reforça o novo modelo de gestão em Atenção Básica, que promove programas e serviços que garantem aos moradores acesso a medicações, consultas e exames “na porta de casa”.

Essa é mais uma medida para melhorar a gestão da área saúde no município, depois da troca de comando na Secretaria de Saúde, em fevereiro, e na Secretaria Adjunta de Alta e Média Complexidade, agora em maio, além das obras e melhorias em andamento no Hospital Público Municipal (HPM).

“Esse é um dia de muita felicidade por registrar a consolidação de um projeto que eu acredito muito, que unifica a Saúde no Lagomar. A saúde se faz assim, no acesso à Atenção Básica, que cuida das pessoas. A nossa meta é avançar por todo o município, garantindo à população assistência de verdade. Não se pode pensar em Saúde apenas no hospital. A UBS é a referência para evitar doenças e acolher as pessoas”, defendeu o prefeito Welberth Rezende (CIDADANIA).

De acordo com a prefeitura, a nova UBS do Lagomar oferecerá vacinação, farmácia, consultas de médicos clínicos gerais e pediatras, coleta de exames preventivos e programas de assistência primária previstos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nós precisamos investir em Atenção Básica. Não podemos mais investir apenas nas unidades que cuidam de doenças. É aqui, no bairro, através do trabalho das nossas equipes, que garantimos prevenção e qualidade em Saúde”, destacou o novo Secretário de Saúde, Alexandre Cruz (CIDADANIA).

O novo gestor da Saúde assumiu o comando da pasta em fevereiro, no lugar da ex-secretária, Liciane Furtado, alvo de muitas críticas da Câmara Municipal, e que, atualmente, comanda a Gerência de Atenção Básica da secretaria, e também esteve presenta à inauguração.

A prefeitura reforça ainda que essa nova unidade representa a 1ª de uma série de UBSs que serão implementadas em diversos pontos da cidade, como nos bairros, Novo Horizonte, Imboassica e Parque Aeroporto, que devem ser os próximos a receber os novos polos de Atenção Básica.

“Quando a gente amplia a Atenção Básica, estamos garantindo saúde para a população. Vamos oferecer vacina, medicação, atendimento médico, exames, que promovem a prevenção. E assim garantimos qualidade de vida para as pessoas”, afirmou o secretário adjunto de Atenção Básica, Luiz Carlos Braga.

Segundo a prefeitura, a proposta de tornar o atendimento da rede pública municipal de saúde mais humanizada e acolhedora segue como a premissa da estratégia de reestruturação da rede, desde as unidades de emergência e urgência, chegando aos postos situados nos bairros.

A solenidade de inauguração da UBS do Lagomar contou com a participação também da nova secretária adjunta de Alta e Média Complexidade, Mayara Rezende, do presidente da Câmara Municipal, o vereador Cesinha (PROS), e dos vereadores Iza Vicente (REDE), Reginaldo do Hospital (PODE), Amaro Luiz (PRTB), e Rond Macaé (PATRIOTA).

Mais lidas da semana