Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Macaé já fez 32 mil testes do coronavírus na cidade desde o início da pandemia, em março

Avatar

Publicado

em

 

Ao fim da 2ª ação de testagem em massa do coronavírus nos bairros da cidade nesta quinta-feira, 22, a Prefeitura de Macaé divulgou nesta sexta-feira, 23, o número de testes realizados no município desde o início da pandemia, em março desse ano.

Segundo a prefeitura, utilizando “várias frentes de testagem para o diagnóstico e contenção da doença”, foram realizados 32 mil testes, entre testes sorológicos e os chamados exames RT-PCR.

Nesta 2ª ação de testagem nos bairros da cidade, que passou por Parque Aeroporto, Barra de Macaé, Lagomar, Aroeira e Centro, entre os dias 8 e 22 deste mês, foram realizados 4.069 testes, com 416 apresentando resultado positivo, o equivalente a 10,22% de todas as pessoas testadas.
Para o prefeito Dr. Aluízio (PSDB), que voltou a falar sobre o aumento na taxa de reprodução do coronavírus e sobre o aumento do número de casos confirmados da doença na cidade, é importante que a população colabore com ações básicas como o uso de máscaras, o respeito ao distanciamento social, e a higienização das mãos.

“Os números aumentam porque a sociedade passou a lidar de forma mais permissiva. Isso traz risco sanitário e para a economia, e inviabiliza flexibilizações futuras. Não vamos lidar com nenhum outro cenário [de flexibilização] enquanto não houver queda [na taxa de reprodução]”, já havia dito o prefeito durante entrevista coletiva virtual na última terça-feira, 20.

No último bairro dessa 2ª etapa de testagem em massa nos bairros, quando o mutirão esteve pela 1ª vez no Centro entre quarta e quinta-feira, 21 e 22, foram feitos 1.165 exames, com 116 resultados positivos, o que representa 9,95% de todas as pessoas testadas.

Sobre a taxa de reprodução do vírus em Macaé, que já esteve em 0,78, o boletim informativo diário divulgado na manhã desta sexta-feira registrava taxa de 0,98, o que mantém o município na faixa verde, de risco baixo, mas se aproximando de uma volta à faixa amarela, de risco moderado.

Ao todo, são 9.153 casos confirmados do coronavírus em Macaé desde o início da pandemia, com 166 mortes. As taxas de ocupação dos leitos de terapia intensiva do Sistema Único de Saúde (SUS) destinados ao tratamento do vírus no município subiram novamente, chegando a 34%, enquanto a taxa de letalidade segue em 1,8%.

Os dados são referentes aos 185 atendimentos realizados durante as 24 horas desta quinta-feira, pelo Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus de Macaé (CTC), que atende 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana, e funciona no antigo Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, que fica na Rua Tenente Coronel Amado, 225, no Centro.

Mais lidas da semana