Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Macaé distribui óculos gratuitos para alunos da rede pública municipal cadastrados no PSE

Publicado

em

 

Com o objetivo de melhorar a saúde dos estudantes matriculados na rede pública municipal e oferecer melhores qualidades para o aprendizado, a Prefeitura de Macaé distribuiu gratuitamente, nesta quinta-feira, 21, armações de óculos para as os alunos.

O trabalho é realizado pela Secretaria de Educação, por meio do Programa Saúde na Escola, e foi responsável pela entrega das armações escolhidas pelos alunos juntamente com seus pais e responsáveis nesta semana.

De acordo com a prefeitura, cerca de 300 alunos estão cadastrados no programa para o recebimento gratuito dos óculos, lembrando que o processo de medição e distribuição dos óculos é apenas para os estudantes cadastrados junto à Secretaria de Educação.

“Antes da escolha, os pais ou responsáveis detectaram dificuldades na visão e confirmaram o problema através de exames clínicos e apresentação de receita, apontando a necessidade do uso de óculos por parte dos alunos. Posteriormente, a solicitação foi encaminhada para os diretores das escolas. Mediante o pedido, os gestores enviaram ofício para a Secretaria de Educação, que agendou o dia da escolha da armação e a data da entrega na escola de origem do aluno. O processo de medição e distribuição dos óculos é para os estudantes devidamente cadastrados pela pasta”.

A recomendação da Secretaria de Educação, através do Programa Saúde na Escola, é detectar os problemas de visão e tratá-los o mais cedo possível, como conta a secretária adjunta de Educação Básica, Leandra Lopes.

“Com o trabalho integrado entre as secretarias, estamos ajudando nossas crianças a ter mais saúde, mais educação e mais qualidade no aprendizado”, apontou Leandra Lopes.

Para superintendente de Educação Integrada, Janaina Pinheiro, e a Coordenadora do Programa Saúda na Escola, Teresa Hughet, é importante que os familiares observem as crianças, contando com a ajuda dos professores, para detectar problemas de visão nos alunos desde cedo, evitando que os problemas se agravem.

“Vale lembrar que é fundamental que os responsáveis levem crianças ou adolescentes ao oftalmologista para os exames médicos assim que perceberem qualquer dificuldade no aspecto visual. O diagnóstico precoce de problemas na visão antecipa o tratamento e melhora, não só a aprendizagem, mas toda a vida da criança. Os alunos que apresentam deficiências visuais podem ter o acompanhamento das aulas comprometido. A utilização de óculos minimiza possíveis problemas no processo ensino-aprendizagem”, explicou a prefeitura.

Mais lidas da semana