Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Macaé continua trabalho de troca da iluminação pública por lâmpadas de LED em toda cidade

Publicado

em

 

Projeto iniciado na gestão do ex-prefeito Dr. Aluízio (sem partido), a colocação de lâmpadas de LED nos pontos de iluminação pública continua no governo do atual prefeito, Welberth Rezende (CIDADANIA), melhorando a qualidade do serviço e os gastos públicos na cidade.

Segundo a equipe da prefeitura, o trabalho realizado nesta segunda-feira, 14, é parte do processo de troca das lâmpadas amarelas convencionais, de vapor de sódio, para a tecnologia das lâmpadas de LED, que têm consumo menor do que as antigas lâmpadas, e por isso, significam uma economia aos cofres públicos.

Desde essa segunda-feira, 4 equipes da Coordenadoria de Iluminação Pública (CIP), estão nas ruas da cidade, trabalhando na instalação de mais de 150 pontos da nova iluminação de LED nas vias da Praia Campista, dos Cavaleiros, do São Marcos, e no Novo Botafogo.

O trabalho vem sendo realizado no trevo da Praia Campista, no sentido Cancela Preta; e nas ruas, Dolores Carvalho Vasconcelos, Professor Gusmão, e Claudete Ferreira Gonçalves, respectivamente, nos Cavaleiros, na Praia Campista, e no São Marcos; assim como no Novo Botafogo, nas ruas Rodrigues Félix, Cecília Sales Peçanha e W4.

Segundo o coordenador de Iluminação Pública, Marcelo Oliveira, as equipes são compostas de 4 caminhões com eletricista, ajudante e motorista, que estão atuando nos vários pontos da cidade para a troca da iluminação.

“Serão instaladas 3 mil luminárias em um período de 4 meses, nas principais vias de 32 bairros na sede do município e em 5 localidades na região serrana, totalizando 83 ruas com a nova iluminação mais econômica, durável e com maior luminosidade”, contou Marcelo Oliveira.

De acordo com o gestor, a migração das lâmpadas amarelas para as de LED está sendo feita através de ata de registro de preços adotada pelo município, em ação que visa contemplar as principais vias dos bairros, Ajuda de Baixo, Aroeira, Barra de Macaé, Bela Vista, Campo do Oeste, Novo Horizonte, Botafogo, Cajueiros, Cancela Preta, Centro, Cavaleiros, Engenho da Praia, Fronteira,  Granja dos Cavaleiros, Imbetiba, Jardim Santo Antônio, Jardim Vitória, Lagomar, Miramar, Mirante da Lagoa, Nova Macaé, Novo Botafogo, Novo Eldorado, Parque Aeroporto, Praia Campista, Riviera Fluminense, Santa Mônica, São José do Barreto, São Marcos, Vila Badejo, Virgem Santa e Visconde de Araújo.

A previsão para a região serrana é de que sejam instaladas 435 luminárias de LED nas localidades de Córrego do Ouro, Trapiche, Óleo/Trapóleo, Glicério e Frade, somando-se ao distrito do Sana, que já conta com essa nova iluminação.

O coordenador da CIP reforça que o trabalho prevê ainda a substituição das lâmpadas convencionais pelas de LED em todo o parque de iluminação pública do município, mas ressalta que a ação continuará sendo feita de maneira gradual.

Marcelo Oliveira destacou também que, com este projeto, o governo municipal terá redução no consumo de energia elétrica, além de trazer mais conforto visual e mais segurança com luminosidade melhor nas vias públicas.

Mais lidas da semana