Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Carapebus ressalta investimentos na melhoria da rede pública municipal de Saúde da cidade

Publicado

em

 

Em vídeo publicado em sua página no Facebook, a Prefeitura de Carapebus confirmou a aquisição de novos aparelhos de exames de ultrassonografia, que serão utilizados na rede pública municipal de Saúde, atendendo a demanda da população.

Os novos aparelhos, que já foram comprados pelo município, devem ser instalados no Centro de Especialidades Benedito Nunes nas próximas semanas, melhorando a qualidade dos serviços de atendimento de saúde na cidade.

“No futuro eu tenho certeza que teremos mais exames. Já temos aqui o aparelho que já foi comprado, já está para ser instalado aqui no Centro de Especialidades Benedito Nunes para fazer as ultrassons, com mais sofisticação, com mais detalhes. Então vai ser um passo muito grande que vamos proporcionar para os nossos munícipes”, contou a coordenadora do Centro de Especialidades, Solange Borba.

Além dos exames de ultrassonografia, a unidade conta também com exames de eletrocardiograma e ecocardiograma, realizados por médicos especialistas contratados pela prefeitura para atuar na rede pública municipal de Saúde.

Para realizar as marcações de exames, a coordenadora do Centro de Especialidades Benedito Nunes, Solange Borba, explicou que os moradores devem procurar o 1º atendimento nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), em Ubás, na Rodagem e na Capelinha, além da Unidade Básica de Saúde (UBS), no Centro.

“Uma vez passando pelos clínicos nas unidades ESFs, eles devem se dirigir às mesmas ESFs de origem, nas quais eles vão marcar o dia, tudo direitinho, para esse paciente vir ao Centro de Especialidades Benedito Nunes para realizar os seus exames. E aqui no Centro de Especialidades, com as especialidades que temos, sendo feitos esses pedidos aos nossos especialistas, vai ser da mesma forma. Eles levam os seus pedidos às ESFs e pedem para marcar, entregam lá para as meninas, ou eles, de preferência do paciente, né, eles podem deixar conosco. A gente recolhe aqui, com os documentos, tudo bonitinho, e mandamos para as ESFs e o controle de avaliação. Lá eles vão marcar e mandar para os pacientes com a data correta dos seus exames”, detalha Solange Borba.

Segundo a gestora, os investimentos feitos pela gestão da prefeita Christiane Cordeiro (PP) têm melhorado não apenas a qualidade do atendimento de saúde em Carapebus, mas também melhorado a logística da Saúde no município.

“É um avanço muito. Evita hoje que o município tenha que usar o exame no SUS (Sistema Único de Saúde), tendo que transportar o seu munícipe até outro município, que é o Rio de Janeiro ou Campos [dos Goytacazes], para fazer um exame que nós já temos, para evitar que essas viagens, essas locomoções que eles faziam antes e que hoje já não precisa tanto fazer”, enalteceu Solange Borba.

Por fim, a coordenadora da unidade elogia também o trabalho da atual gestão na figura do secretário de Saúde, Leonardo Moço, que tem trabalho de maneira conjunta com os coordenadores das unidades de Saúde da cidade.

“O secretário, Dr. Leonardo, ele nos ajuda muito. Ele está ali à disposição de todos os munícipes e de toda a Secretaria de Saúde quando a gente precisa, para ajudar. Ele nos ouve quando a gente precisa de uma opinião, de uma permissão, ele está ali, analisa junto com os coordenadores, não só aqui do Centro de Especialidades, eu tenho observado que é toda unidade da Saúde, ele tem todo muito carinho, de ajudar e executar as necessidades de cada uma das unidades junto aos seus coordenadores”, concluiu a gestora.

Mais lidas da semana