Mídias Sociais

Política

Campos e Macaé seguem entre as 4 cidades que mais abriram vagas de emprego em 2021 em todo o Estado do Rio

Publicado

em

 

Em mais uma prévia com dados da análise feita pela Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan) em sua plataforma Retratos Regionais, as cidades de Campos dos Goytacazes e Macaé seguem entre as 4 principais cidades do Estado quando o assunto é recuperação econômica e retomada de empregos.

O fim do 1º semestre confirma o momento de retomada de empregos no Estado do Rio, tendo o Norte Fluminense como protagonista, com duas entre as 4 cidades que mais registraram abertura de vagas de trabalho em todo o território fluminense.

Nesses primeiros 6 meses do ano, Campos, com 3.630 novos postos de trabalho, e Macaé, com 3.482 novas vagas de emprego, foram, respectivamente, a 3ª e a 4ª cidade que mais geraram empregos de todo o Estado.

No último mês de junho, os municípios ganharam a companhia de São João da Barra, que registrou 289 novos empregos com carteira assinada, e apareceu como a 9ª cidade fluminense com maior geração de empregos, de acordo com os dados da plataforma Retratos Regionais, que é feito com base no saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do governo federal.

“Os destaques do 1º semestre reforçam o impacto da região na retomada da economia e na geração de empregos do Estado. Ainda temos um longo caminho pela frente, mas os sinais de recuperação nos trazem esperança de dias melhores”, avaliou o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.

Segundo os dados da plataforma da Firjan, entre os destaques do semestre no Norte Fluminense estão Indústria e Construção (+3.644 vagas de emprego), seguido de Agropecuária (+2.743) e Serviços (+1.540).

Na indústria em Campos, a “Moagem e fabricação de produtos de origem vegetal” foi o segmento que mais abriu vagas (+244), enquanto, em Macaé, foi a “Montagem de instalações industriais e de estruturas metálicas” (+1.897).

Neste último mês de junho, a Indústria voltou a ser a mola propulsora dos empregos em Macaé (+648), enquanto, em Campos, o setor de Serviços se destacou na recuperação das vagas (+211), mesma situação de São João da Barra, 9ª cidade do ranking estadual, graças ao setor de Serviços (+280).

No total, em junho, São João da Barra gerou quase 3 vezes mais vagas de emprego do tinha apresentado no mês de maio, apresentando 289 novas vagas de trabalho em junho contra 101 novos postos de trabalho em maio, registrando um indicativo da confiança na retomada é que a atividade de “Aluguel de Máquinas e Equipamentos para Construção” foi a maior contratante na cidade (+238).

“Claro que a capital é um grande centro econômico, mas quando se fala em empregos em geral, vemos que 2/3 (2 terços) das vagas foram abertas no interior. Na indústria, ¾ (3 quartos) das oportunidades são de fora da capital. Então, com o fechamento do semestre, fica claro o quanto o interior tem sido um importante propulsor da retomada dos empregos no Estado do Rio. E o Norte Fluminense, em especial, tem se destacado na geração de empregos”, ressaltou Marcio Felipe Afonso, especialista em estudos econômicos da Firjan.

Em todo o Estado do Rio, a indústria registrou a abertura de 2.455 novos postos de trabalho formais no último mês de junho, mais que o dobro do saldo observado em maio desse ano, quando tinha aberto 1.150 vagas de emprego.

A análise feita pela Firjan mostra ainda que já foram reabertas 9 em cada 10 vagas da indústria fluminense fechadas de março a junho do ano passado, nos primeiros meses da pandemia do coronavírus. Em números absolutos, foram32 mil reabertas contra 36,5 mil fechadas.

De acordo com as informações da Firjan, em junho, todas as regiões e 63 dos 92 municípios do Estado apresentaram saldo positivo de contratações, com o segmento da Construção Civil continuando a ser a maior contratante do 1º semestre, com saldo acumulado de 6.662 vagas de empregos abertas em 2021, seguida por Manutenção, Reparação e Instalação de Máquinas e Equipamentos (+2.756) e Confecção de Artigos do Vestuário e Acessórios (+2.021).

Considerando todos os setores, o Estado do Rio abriu 16.002 novos postos de trabalho em junho, com destaque para os segmentos da indústria, de setores de serviços (+9.060), do comércio (+4.097) e da agropecuária (+390), que também registraram saldo positivo, apresentando o 2º melhor desempenho do mercado de trabalho fluminense em 2021 e, sendo o 3º Estado que mais abriu vagas com carteira assinada no país pelo 2º mês consecutivo.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana