Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Carapebus reforça importância do serviço de fonoaudiologia oferecido na UBS do Centro

Publicado

em

 

Reformada e ampliada neste ano, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do centro de Caparebus oferece à população, entre suas diversas especialidades, o atendimento em fonoaudiologia às quartas e sextas-feiras.

Implantada recentemente pelo Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF), assim como outras especialidades, a fonoaudiologia é uma área ampla que abrange prevenção, diagnóstico e tratamento da comunicação oral e escrita, voz, audição e equilíbrio, além dos sistemas, nervoso e estomatognático.

Na UBS do Centro o atendimento é feito pela médica Nasila Schuelle Gonçalves, que faz, me média, 18 atendimentos semanais, realizando ainda o teste da orelhinha, às quartas-feiras, conforme a demanda da população.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o teste serve para saber se os recém-nascidos têm algum problema auditivo, consistindo na produção de estímulos sonoros, e na captação de seu retorno através de uma sonda, sendo um método rápido, seguro e sem causar qualquer tipo de dor nas crianças.

“O ideal é que o teste ocorra até dentro do 1º mês de vida, porém, pode ser feito até 1 ano de idade. Desde os primeiros dias de vida, a intervenção fonoaudiológica poderá contribuir para diagnosticar precocemente alterações que possam ocorrer, tratando e minimizando suas consequências e, também, auxiliando na prevenção e orientações aos familiares”, reforçou a Prefeitura de Carapebus.

Coordenador da UBS Centro, o médico Abel Apicella explica que, desde os primeiros meses de vida, os bebês já precisam ser estimulados, já que eles começam a se comunicar nesse período da vida.

“Como o bebê já começa a se comunicar desde seus primeiros momentos, através de choro, sorrisos, gritos e gestos, os pais precisam estar atentos aos sinais de possíveis atrasos e procurar ajuda para avaliação e orientações; essa ajuda nós temos aqui na UBS através do NASF”, esclareceu Abel Apicella.

A prefeitura ressalta a importância da prestação desse serviço à população e seu papel na prevenção em saúde, já que é também através da audição que as crianças começam a desenvolver desde muito pequenas.

“A fonoaudiologia vai muito além do que simplesmente auxiliar as crianças em seu aprendizado da fala. Estes profissionais são os responsáveis também pelos cuidados de audição, articulação de fala e voz, linguagem oral, leitura e escrita. O fonoaudiólogo é também o profissional capacitado e habilitado, para realizar os exames do teste da orelhinha”, completou o município.

Mais lidas da semana