O Centro Cultural de Educação Popular de Rio das Ostras (Cepro) promove, nessa segunda-feira, 10, um encontro para celebrar o aniversário de 1 ano da formulação da Carta Compromisso pela Justiça Ambiental Climática.
Considerado um documento pioneiro, a carta compromisso foi elaborada durante o Fórum Popular de Justiça Ambiental Climática, realizado em novembro de 2024, com ampla participação popular e protocolada junto aos poderes Executivo e Legislativo do município.
Além de marcar a data, a reunião pública promete ser um momento de avaliação, com a realização de um balanço sobre os avanços, desafios e próximos passos na implementação das propostas da carta.
“Chegou o momento de avaliar o caminho percorrido e planejar os próximos passos. Queremos que essa construção siga fortalecida pela participação de todos”, convidou a presidente do Cepro, Guilhermina Rocha.
Durante o encontro, serão discutidos os avanços alcançados em relação à justiça ambiental e climática, os desafios e obstáculos enfrentados ao longo do 1º ano, e propostas e ações futuras para o fortalecimento das políticas públicas ambientais.
O evento deve contar com a participação de representantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal Fluminense (UFF), além de movimentos sociais, sindicatos, associações comunitárias.
Também devem participar representantes do Projeto Pescarte, da Pastoral da Ecologia, do Sindicato dos Professores da Rede Particular de Macaé, Rio das Ostras e Região (Sinpro), e do Movimento de Agroecologia.
Elaborada de forma participativa por moradores, lideranças comunitárias e instituições locais, a carta compromisso é apontada como um marco de mobilização social e ambiental em Rio das Ostras.
O documento reúne metas que vão desde a revisão participativa do Plano Diretor até a criação de hortas comunitárias, além da ampliação da coleta seletiva e da valorização dos catadores, que já estão em avançado processo de implementação pela atual gestão municipal.
“A carta é uma ferramenta de voz e escuta. Reunir-nos agora é reafirmar esse compromisso coletivo com o futuro do nosso território”, afirmou a coordenadora do Fórum, Brenda Iolanda.
A reunião pública para realização do balanço sobre a carta compromisso acontece nessa segunda-feira, 10, a partir das 18h, na sede do Cepro, que funciona na Avenida das Flores, 394, no Residencial Praia Âncora.