Mídias Sociais

Política

Prefeitura de Carapebus comemora participação da 2ª edição do Fórum Regional de Turismo

Publicado

em

 

A Prefeitura de Carapebus participou, nesta quarta-feira, 29, da 2ª edição do Fórum Regional de Turismo, realizado em Macaé, e promovido pela Secretaria Estadual de Turismo juntamente com a Companhia de Turismo do Estado do Rio (TurisRio).

O evento fez parte do projeto Turismo RJ + Perto, que tem como objetivo destacar as cidades da Costa do Sol e projetar a retomada de um dos principais setores com potencial de gerar emprego e fortalecer a economia do Estado.

O encontro contou com a presença do secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca (MDB), e do governador do Rio, Cláudio Castro (PL), além de prefeitos e secretários de turismo das cidades que compõem a Costa do Sol, o Norte Fluminense e a Região dos Lagos.

No evento, Carapebus foi destaque abrindo a programação com a apresentação da Orquestra de Violões da Secretaria de Cultura. Gestor da pasta, Jance de Paula ressaltou que a participação do município mostra o reconhecimento que a cidade está tendo do Estado como detentora de um grande potencial para a exploração turística.

“Com o enfrentamento da pandemia, o turismo ecológico foi o que mais cresceu no país e no Estado superando a marca de 68% da procura dessa modalidade. Como secretário, venho fazendo um trabalho há 4 anos no turismo local, plantando as sementes, pois é um investimento a longo prazo, e quando vem o resultado as ações aparecem imediatamente”, avaliou Jance de Paula.

Além de seus atrativos turísticos e da apresentação musical, Carapebus, que já havia participado da 1ª edição do evento, realizado em Vassouras no mês passado, trouxe também a diversidade da produção do artesanato local, além de doces e queijos feitos por produtores da cidade.

O secretário de Cultura agradeceu ainda o reconhecimento do Governo do Estado ao potencial turístico de Carapebus, que hoje começa a colher os frutos dessa parceria, e a expectativa de receber de investimentos para o setor e para futuros projetos.

“Parcerias foram firmadas para um belo projeto para a nossa lagoa e para atender a população e ter um receptivo importante para os turistas. O Governo do Estado, através do secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, e do governador, Cláudio Castro, está olhando para Carapebus com muito carinho. Vamos preparar o cidadão carapebuense com cursos de guia de turismo e condutor de turismo, para que a população veja como o turismo é importante para a evolução pessoal, com diversidade da cultura brasileira e também como fomento para melhorar a fonte de renda das famílias. O turismo gerou no Brasil, nos últimos 4 anos, mais de 800 mil empregos e a mão de obra é sempre local”, lembrou Jance de Paula.

Mais lidas da semana